Em alta depois de sediar a 1ª Copa das Federações – e, principalmente, após bater o recorde de inscritos na abertura do Campeonato Capixaba na última semana – o kartismo do Espírito Santo comemora seu bom momento.
A abertura do Capixaba, que compreendeu as etapas 1 e 2, foi um evento de muito brilho e adrenalina no Kartódromo de Serra. Foi o maior grid da história e a maior representação disso foram os 36 pilotos que compuseram a categoria F400, divididos em SF4 (pilotos com mais experiência) e SF4 Light (pilotos iniciantes).
O evento contou também com outras categorias e nelas estiveram presentes nomes de destaque, assim como na própria F400. Dentre eles podem ser citados Estevão Biasutti (campeão capixaba e 3º lugar na Copa Sudeste em 2011) e Henrique Bertollo (3º no Capixaba e Copa Sudeste), que competem na Mirim e Cadete, respectivamente. Ainda nas categorias de base do kartismo, Caio Cunha Miguel, campeão da Copa das Federações, competiu na Júnior Menor, junto com seu irmão Vitor, campeão da Copa Sudeste em 2011. Com eles ainda estava João Vasconcellos, campeão do Torneio de Verão.
A Novatos teve Ygor Cunha, dono de diversos títulos estaduais e destaque na primeira bateria da Copa das Federações, quando terminou em 2º. Nas categorias dos pilotos mais experientes, um dos destaques foi Ariel Varella, campeão paulista, bicampeão capixaba e da Copa Sudeste, que competiu na Sprinter / Graduados.
“Veterano” das pistas, Edivaldo Patez Jr. destacou-se na Copa das Federações e na abertura do Capixaba. Agora na Sênior B, Patez foi tricampeão capixaba na década de 90 pelas categorias Cadete e Júnior Menor.
Por fim, a F400 também reuniu bons nomes, como Éder Melhorim (bicampeão estadual), Jovino Andrade (campeão capixaba), Tiago Palazzo (campeão brasileiro e vice da Copa Brasil), Fabrício Laurett (campeão da Copa das Federações e vice estadual), Jadson Laurett (vice capixaba) e Bruno Imperial (campeão capixaba).