publicidade
28/08/2016 07:47

Após disputa em alto nível, Marcel Della Coletta comemora vitória no Mazda Road to Indy Brasil

Fonte: FG Com


Foto: Fabio Oliveira

Marcel Della Coletta


Ele foi o primeiro a se inscrever para o Mazda Road to Indy Brasil. Mas não foi só na inscrição que Marcel Coletta acelerou forte e deixou os rivais para trás. O paulista, de 14 anos, foi o campeão da 1ª edição do evento neste sábado (27) no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP), e será o representante do país na final mundial. A disputa acontecerá em dezembro, em Laguna Seca, nos Estados Unidos, valendo o prêmio de 200 mil dólares, equivalente a uma temporada completa na USF2000, primeiro estágio do projeto rumo à Fórmula Indy.

Campeão Brasileiro, da Copa do Brasil, do Sul-Brasileiro, hexacampeão do Super Kart Brasil, além de títulos no Paulista e no Light, Marcel teve uma briga acirrada com o irmão Murilo Coletta, de 16 anos, que ficou em segundo lugar. Vinícius Papareli foi o terceiro.

'Logo que eu vi a notícia, corri atrás e fiz a inscrição. Sabia que era um prêmio importante, que eu precisaria focar muito e treinar. Estou muito feliz com a conquista', comemorou o piloto, que era um dos mais novos na disputa.

'É muito bom andar com pilotos mais experientes. Sempre que pude, subi de categoria no kart, então estou acostumado a dividir o grid com os mais velhos', continuou Marcel, que também falou sobre a 'briga' direta com o irmão. 'É bom, mas também é ruim correr contra ele. Na largada da final, ele tentou me ajudar. Mas o lado ruim é que um ganhando, tira o outro da briga', continuou.

A final mundial será com um carro da USF2000. Como nunca andou com fórmula, o piloto planeja fazer alguns testes e também estudar o traçado de Laguna Seca. 'Agora que ganhei o prêmio, vou procurar um simulador para treinar bastante a pista. E estudar bastante sobre o carro também', completou.

Organizador e representante do Mazda Road to Indy no Brasil, Paulo Carcasci celebrou os resultados da 1ª edição do evento, que contou com 11 inscritos, entre 14 e 21 anos, representando quatro estados (São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e mais o Distrito Federal.

'Foi excelente. Tivemos um alto nível, com disputas muito boas, limpas. Os motores estavam muito parecidos, tudo muito competitivo. Tivemos 11 excelentes pilotos e espero repetir em 2017', declarou. 'Já tinha visto o Marcel correndo e não me surpreendeu ele ter ficado com a vaga. Com certeza o Brasil vai estar bem representado no shootout', completou.

A disputa em Interlagos começou com um treino livre e a tomada de tempos. Foram sete minutos para definição do grid e valendo pontos. A soma das cinco melhores voltas no traçado de 1.150 metros deu a Marcel o primeiro lugar, com Murilo em segundo.

Na sequência, foram realizadas duas baterias eliminatórias, com os pilotos divididos em pares e ímpares e a disputa de 14 voltas. Murilo levou a melhor entre os pares e Papareli venceu a prova entre os ímpares.

Na somatória, Murilo e Marcel terminaram com 29 pontos. Pelo critério de desempate, Murilo ficou com a pole, já que venceu uma das baterias eliminatórias e o irmão ficou em segundo no seu grupo. Na final, a disputa entre os irmãos foi grande, até que Marcel conseguiu a ultrapassagem e venceu. O piloto encerrou a competição com 55 pontos, contra 51 de Murilo e 47 de Papareli.

O Mazda Road to Indy é um dos projetos mais bem sucedidos para a formação de pilotos no mundo. A Mazda passou a dar seu nome ao projeto em 2010 e desde o seu lançamento pilotos de diversos países já passaram pelas competições. Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Finlândia, Irlanda, Coréia, México, Holanda, Noruega, Filipinas, Espanha, Grã-Bretanha, Venezuela e Zimbábue já tiveram representantes no grid, mostrando seus talentos em circuitos mistos, de rua e ovais nos EUA.

O Mazda Road to Indy no Brasil é patrocinado pela RR Racing.

Resultado final do Mazda Road to Indy Brasil (Top-6):
1. Marcel Coletta (SP) 55 pontos
2. Murilo Coletta (SP) 51
3. Vinicius Papareli (SP) 47
4. Lucca Croce (SP) 35
5. Jean Aguiar 33
6. Pedro Cardoso (DF) 32

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!