Paulista de nascimento e residente nos EUA desde que contava com apenas um ano de idade, o piloto Bruno Carneiro (Refrigerantes Dolly/ Rodízio Grill/ Scheer Churrasqueiras/ KartZoom) fez sua estréia em competições no Brasil na primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, realizado em Farroupilha (RS) entre os dias 27 e 28/03, conquistando o publico e a mídia por sua trajetória esportiva e o pesadíssimo pé direito.
Franzino, como convém ao biótipo de um piloto de competição, sempre com um largo sorriso emoldurando o rosto pueril e parecendo ter sido ligado por engano em uma tomada de 200 volts ante a tamanha energia de demonstra durante o dia inteiro, Bruno Carneiro chegou às pistas nacionais trazendo cinco títulos conquistados nas terras de Tio Sam em sua carreira.
Diferentemente da maioria dos competidores da modalidade, Carneiro não conta com as possibilidades de um bom “paitrocínio” para manter-se no esporte. Longe disso, tem de “trabalhar” muito para conseguir a verba necessária para cada corrida que faz. Apoiado pela rede de churrascarias Rodízio Grill, Bruno recebe da empresa certificados de jantares no estabelecimento e sai vendendo de porta em porta, de bairro em bairro na cidade de Seattle (Utah), em que reside. Como forma de patrocínio, cinqüenta por cento da verba arrecadada nas vendas porta-a-porta de Bruno Carneiro é revertida para o budget do pequeno campeão.
Dessa forma, o pequeno piloto vem conseguindo competir com sucesso nos principais campeonatos norte-americanos e “bancar” sua vinda ao Brasil, que ainda contou com o apoio da Refrigerantes Dolly, que através da Raucci Racing disponibilizou um kart completo, motores e assistência de pista da competente equipe KartZoom, bem como ofertou ao kartista “binacional” um macacão especialmente confeccionado para o evento pela ULV. A esse pool uniu-se a empresa gaúcha Scheer Churrasqueiras, que também coadjuvou nos custos de participação no Sul-Brasileiro de Kart.
Habituado a competir no EUA na categoria Rotax MiniMax, com bólido de chassis Kosmic, equipado com motor Rotax e pneus Mojo, a adaptação ao equipamento utilizado no Brasil na categoria Super Cadete – chassis Techpeed, motor Riomar MY e pneus MG Cadete -, bem como ao técnico e veloz circuito gaúcho eram os desafios de Bruno Carneiro.
Mas após apenas três treinos livres, o “baixinho” da Super Cadete surpreendeu, estabelecendo a marca de 40s679 na tomada de tempos classificatórios e conquistando a pole position para a primeira das duas baterias que integraram a etapa inicial do certame nacional em Farroupilha, ladeado por seu companheiro de equipe, o veloz Leonnardo Raucci. Aliás, a disputa “interna” dos pilotos Dolly na pratica classificatória foi intensa e recheada de emoções, já que a cada volta era um dos pilotos da equipe quem fechava a passagem no alto da tabela de tempos. Carneiro levou a posição de honra com apenas 53 centésimos de segundo de vantagem para Leonnardo Raucci.
Na manhã do sábado (27) os micromonopostos da Super Cadete alinharam na grelha e, após a volta de apresentação e aquecimento, foi autorizada a largada. Experiente, Leonnardo Raucci largou melhor, assumindo a dianteira antes da tomada da primeira curva do circuito, mas seguido de perto por Bruno Carneiro. Com forte ritmo de corrida Raucci e Carneiro passaram a abrir larga vantagem dos demais competidores, para completar as quinze voltas regulamentares nessa mesma ordem.
No domingo (28) a ordem da primeira fila do partidor estava inversa à da primeira bateria, com Raucci na ponta e Bruno Carneiro liderando a fila externa. Após os procedimentos de partida os pequenos bólidos partiram acelerando fundo em direção à desafiadora Curva 1 do circuito gaúcho, com Leonnardo mantendo a liderança e Bruno Carneiro, novamente, mantendo a segunda colocação. Todavia, na entrada do miolo do circuito, Carneiro teve problemas e perdeu duas posições, caindo para a quarta colocação.
Duas voltas depois Bruno conseguia superar João Vieira, assumindo a terceira posição na pista. Nitidamente o kart não apresentava mais o mesmo rendimento e por mais que o kartista paulista buscasse forçar o ritmo para diminuir a diferença em relação ao paranaense Fernando Bueno, que ocupava a segunda colocação, Carneiro não conseguia reduzir os espaços. Completadas as quinze voltas regulamentares de corrida, Bruno Carneiro divisou a bandeira a quadros na terceira colocação, que com os pontos auferidos lhe daria a segunda posição final na etapa.
Todavia, ao passar pela pesagem obrigatória no Parque Fechado foi constatado que o problema ocorrido ainda na volta inicial tratava-se da quebra do banco do kart de Bruno, fator que influiu decisivamente na performance do micromonoposto durante o resto da prova. Com a quebra do banco soltou-se o lastro de chumbo fixado no banco, que resultou na insuficiência de peso mínimo regulamentar na pesagem ao final da corrida, resultando de conseqüência na desclassificação por falta de peso e perda dos pontos conquistados na bateria.
Mesmo assim, o piloto paulista, radicado nos EUA, de origem mineira, torcedor do carioca Flamengo, agora filiado à Federação Gaúcha de Automobilismo e insistentemente chamado por um grupo de simpáticos garotos locais de “Inglês” na barulhenta torcida que faziam durante as corridas, amealhou pontos suficientes para garantir a quarta posição no pódio da etapa de abertura do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart. A vitória na rodada ficou com seu companheiro de equipe, Leonnardo Raucci, que venceu com sobras ambas as baterias.
Na cerimônia de premiação a garotada da cidade bradava alegremente “Inglês, tu é gaúcho, tchê!”. Bruno Carneiro (Refrigerantes Dolly/ Rodízio Grill/ Scheer Churrasqueiras/ Planet Kart/ KartZoom) volta ao Brasil no mês de julho, para disputar em Volta Redonda (RJ) o Campeonato Brasileiro de Kart, pela categoria Super Cadete.
Nova vitória “brazuca” na volta a Utah
No ultimo final de semana (11 e 12/04) Bruno Carneiro disputou pela Rotax MiniMax o Campeonato Estadual de Utah, no meio-oeste norte americano.
Na primeira bateria classificatória, Carneiro conseguiu receber a checkered flag na terceira colocação. A segunda bateria foi completada ocupando o segundo posto, mas na Final, a prova que definia os vencedores da etapa, Bruno Carneiro não deu qualquer chance aos demais concorrentes, assumindo de pronto a liderança da corrida e abrindo vantagem volta após volta, em avassalador train de corrida, para cruzar a linha de chegada como vencedor da rodada do Campeonato Estadual de Utah.
“Nesta temporada o Bruno não fará o Gatorz e o Nationals, disputando apenas o Campeonato Estadual para manter-se em atividade, já que optamos por ir para o Campeonato Brasileiro de Kart e iniciarmos um novo trabalho, que visa a formação de uma equipe genuinamente brasileira nos EUA, como forma de abrirmos uma canal de intercambio entre o kartismo norte-americano e o kartismo brasileiro. Se tudo der certo, pilotos brasileiros poderão vir correr nos Estados Unidos de uma forma que lhes será mais familiar e de fácil adaptação, para poder mostrar por aqui porque os brasileiros são sempre temidos pelos adversários nas pistas ao redor do mundo”, esclarece Luigi Carneiro, pai do jovem kartista brasileiro.
“Mas com a mesma importância vamos poder mostrar aos americanos a excelência dos karts e componentes produzidos no Brasil e abrir uma importante porta para que possam aprender ainda mais em corridas no Brasil”, concluiu Carneiro Sr.