Os pilotos Gabriel Sereia (Mini Max) e Gianluca Petecof (Micro Max) não obtiveram os resultados esperados na rodada dupla que abriu o Florida Winter Tour em Orlando, nos Estados Unidos, no ultimo final de semana. Mas computaram muitas informações válidas para as provas seguintes, de acordo com Jefferson Jorge, responsável técnico da DeJorge-Magna Racing Team.
Gabriel Sereia esteve sempre entre os três primeiros nos treinos antes de qualificar-se em 3º para as etapas de sábado e domingo. No sábado, na Pré-Final, Gabriel chegou a liderar a prova na batalha entre o pole position Kyler Kirkwood e o 2º no grid, Logan Sargeant, abrindo uma boa distância do segundo grupo. Infelizmente Gabriel, quando ainda em terceiro, sofreu uma batida forte numa das chicanes do circuito que o alijou da prova e provocou a punição de 24 posições ao piloto responsável, alem do aviso de punições mais fortes na ocorrência de novos problemas desportivos. No domingo, ajustes trouxeram certeza de que Gabriel brigaria pela ponta e com possibilidades de vitoria após a Pré-Final, quando finalizou em 3º. Contudo, uma quebra do cubo traseiro acabou com qualquer chance. A avaliação final deixa claro que Gabriel absorveu o espírito da competição, o conhecimento de como seus principais adversários pilotam, um excelente retorno de informação sobre o comportamento do motor e do chassis e uma pilotagem eficientíssima. Gabriel também interagiu de maneira muito positiva com os pilotos de sua categoria e que falam outras línguas, ponto importantíssimo para o futuro.
Ja o garoto Gianluca Petecof mostrou as características que o destacaram nas competições de 2010 no Brasil. Se observada sua idade e tempo de pilotagem, ele impressiona pela garra e a concentração na pilotagem, alem de excelente técnica na chuva. Esteve muito bem durante os treinos, que foram sempre separados em dois grupos devido ao numero de pilotos, e também para evitar acidentes. Qualificou em 9º, mas recebeu muita pancada nas duas provas que tiveram como características principais a extrema competitividade destes muito jovens pilotos e o numero de acidentes. "Podemos esperar uma performance muito melhor em West Palm Beach, palco da próxima etapa, com certeza, desde que ele possa desenvolver suas aptidões de maneira mais relaxada", explicou Jefferson Jorge.
O americano Aleko Karabourniotis, da Max Junior, foi o que sofreu mais problemas. Classificou em 20º para a corrida de sábado durante uma tormenta que inclusive paralisou o qualifying e foi o mais rápido do Grupo 2, enquanto o Grupo 1 da Junior fez a tomada com a pista ainda pouco molhada. Apesar disto, fez corrida de recuperação e estava na 8ª posição quando uma nova batida por trás o levou a quebrar a corrente numa lavadeira e sua corrida terminou na nona volta. Na final nova batida na primeira curva da 1ª volta alijou Aleko da competição e gerou punição ao piloto que a provocou. No domingo Aleko ainda teve uma nova possibilidade de classificar para a final. Saindo de 23º, fez uma prova incrível, chegando em 7º, o que, todavia, não foi suficiente para colocá-lo dentro do grupo principal para a final, pois apenas os seis primeiros alcançariam esta possibilidade. Mas deverá estar no grupo principal para as próximas etapas.
O evento como um todo impressionou e impressiona, já que não menos de mil pessoas estiveram dentro da área dos boxes, trabalhando de alguma maneira para mais de 270 pilotos inscritos, não contando o pessoal de suporte e o público, que esteve presente para assistir as provas. A organização da Formula Winter Tour é eficiente em todos os aspectos, especialmente naquele que possibilita aos pilotos poder recuperar-se dos problemas normais que ocorrem durante dos treinos ou das sessões de qualificação.
Desta forma aqueles pilotos que não obtêm classificação no grupo principal de 28 pilotos para a Pré-Final e Final tem a possibilidade de “last chance” (última chance) de entrar na corrida final para uma corrida de oito voltas, das quais os seis primeiros pilotos vão para o Grupo principal e completam o grupo total de 34 pilotos.
Uma nova corrida final (Consolation Race) ocorre antes da Final, o que possibilita ao piloto e a equipe realizarem testes numa pista extremamente emborrachada em preparação para os próximos eventos.