Vencida pelo brasileiro Victor Carbone em 2010, a F2000 Championship Series é uma das ótimas opções que o automobilismo americano oferece aos kartistas brasileiros que buscam fazer sua carreira fora do País. Menos onerosa que as principais categorias de monopostos na Europa, a F2000 é também o caminho para a Indy Lights – onde Carbone competiu nos dois últimos anos – e depois para a Fórmula Indy.
“O melhor aspecto na F2000 é o grid competitivo e eles vão para as melhores pistas, o que ajuda os novos pilotos a aprender ainda mais. E isto se transforma em um ambiente em que se ganha experiência para passar para o próximo nível”, explica Victor Carbone.
Com grids que giram em torno de 30 a 40 carros em média, a F2000 oferece uma programação intensa a cada etapa, que se transforma em uma grande quantidade de “horas-pista”, também importante no aprendizado do piloto.
A F2000 oferece múltiplas combinações de chassis e motores, já que utiliza cinco marcas de chassis – Van Diemen, RFR, Piper, Citation, Mygale e Radon – e duas de motor, Ford Zetec e Ford Pinto, ambos 2.0 e 155hp, além de pneus Hoosier.
Nos últimos anos a F2000 Championship Series se posicionou como uma “categoria escada” para destinos maiores, como a Indy Lights e a Fórmula Indy, e por ela passaram pilotos como Jimmy Vasser, JR Hildebrand, Dan Wheldon, Sam Hornish Jr., Buddy Rice, Alex Barron, Memo Gidley e Sam Schmidt, este último dono da equipe por onde Carbone correu na Indy Lights nos últimos dois anos.
Provas nas melhores pistas dos Estados Unidos – Em 2012 a F2000 passou por sete pistas, em sete rodadas duplas, perfazendo um total de 14 provas, e esteve em Virginia, Road Atlanta, Lime Rock Park, New Jersey, Mid-Ohio, Summit Point (West Virginia) e Watkins Glen, além de já ter corrido em Elkhart Lake e Mosport, no Canadá.
Custos – Uma temporada completa na F2000 Championship Series tem um custo aproximado de U$ 150 mil, segundo Victor Carbone.