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30/11/2012 09:00

F2000 oferece custos interessantes para correr no exterior. Brasileiro foi campeão em 2010

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: F2000

A categoria tem grids cheios


Vencida pelo brasileiro Victor Carbone em 2010, a F2000 Championship Series é uma das ótimas opções que o automobilismo americano oferece aos kartistas brasileiros que buscam fazer sua carreira fora do País. Menos onerosa que as principais categorias de monopostos na Europa, a F2000 é também o caminho para a Indy Lights – onde Carbone competiu nos dois últimos anos – e depois para a Fórmula Indy.

“O melhor aspecto na F2000 é o grid competitivo e eles vão para as melhores pistas, o que ajuda os novos pilotos a aprender ainda mais. E isto se transforma em um ambiente em que se ganha experiência para passar para o próximo nível”, explica Victor Carbone.

Com grids que giram em torno de 30 a 40 carros em média, a F2000 oferece uma programação intensa a cada etapa, que se transforma em uma grande quantidade de “horas-pista”, também importante no aprendizado do piloto.

A F2000 oferece múltiplas combinações de chassis e motores, já que utiliza cinco marcas de chassis – Van Diemen, RFR, Piper, Citation, Mygale e Radon – e duas de motor, Ford Zetec e Ford Pinto, ambos 2.0 e 155hp, além de pneus Hoosier.

Nos últimos anos a F2000 Championship Series se posicionou como uma “categoria escada” para destinos maiores, como a Indy Lights e a Fórmula Indy, e por ela passaram pilotos como Jimmy Vasser, JR Hildebrand, Dan Wheldon, Sam Hornish Jr., Buddy Rice, Alex Barron, Memo Gidley e Sam Schmidt, este último dono da equipe por onde Carbone correu na Indy Lights nos últimos dois anos.

Provas nas melhores pistas dos Estados Unidos – Em 2012 a F2000 passou por sete pistas, em sete rodadas duplas, perfazendo um total de 14 provas, e esteve em Virginia, Road Atlanta, Lime Rock Park, New Jersey, Mid-Ohio, Summit Point (West Virginia) e Watkins Glen, além de já ter corrido em Elkhart Lake e Mosport, no Canadá.

Custos – Uma temporada completa na F2000 Championship Series tem um custo aproximado de U$ 150 mil, segundo Victor Carbone.

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  • 30/11/2012 11:09 Edison Caliman

    Olhando os custos de um kartista no Brasil, disputando Paulista Light, copa das Federaçõs, campeonato Brasileiro, copa do Brasil, mais treinos, e muito mais em despezas de equipamento, vejo que realmente o kart no Brasil está bem fora da realidade em custo, sem contar que, será que é preciso ficar no kart tanto tempo para buscar o automobilismo, temos piloto indo para a fórmula 1 que só disputou um campeoanto de kart, e já planejou sua ida, então já que publicaram a matéria de custo da categoria F2000, fica um bom começo de caminho para os garotos.

  • 30/11/2012 14:12 Jefferson Jorge - Dejorge Racing

    A Formula 2000 é de fato bastante competitiva não sómente pelo numero de pilotos mas também porque é uma categoria "entry level" ou "nivel de entrada". O fato de correrem com chassis diferentes (inclusive do ano de fabricação) traz muitas equipes que andam atras com pilotos inexperientes que as vezes qualificam melhor do que pilotos normalmente mais rapidos. Aí é que entra a pimenta da disputa e muitos acidentes. Todavia, a categoria que realmente esta crescendo e vai bombar mais ainda no ano que vem é a USF2000. Corre com motores Mazda MZR 2.0 e chassis Van Diemen. Divida em duas categorias (National e Championship) esta no (talvez)melhor porgrama mundial de formulas denominado ROAD TO INDY - pelo qual o piloto vencedor em cada uma das categorias (USF2000 National, USF2000 Cchampionship, Stars Mazda, Indy Light e IndyCars) recebem como premio a temporada completa gratuita na categoria imediatamente acima. Com isto pilotos da Europa ja estao chegando alem daqueles da America do Sul e Central dos quais os venezuelamos serão o maior grupo depois dos americanos, obviamente. Teremos muito trabalho, sem duvida.

  • 30/11/2012 14:17 Jefferson Jorge

    Ainda com referencia a estas categorias , e sem ser muito extensivo, a F2000 é organizada pela SCCA lque é respeitada mas nao estava oficialmente no Programa Road to Indy. Neste ano de 2012 experiencias dor organizadores foram feitas onde pilotos;equipes da F2000 podiam comprar um "kit update" de motor e corriam junto com as duas categorias USF2000 (National e Championship que correm juntas mas pontuam em separado). Agora para 2013 esta oficializado e a luta vai aumentar por conta da diversidade dos chassis, ainda que o motor sera o mesmo para todos e lacrados.

  • 30/11/2012 15:02 Jefferson Jorge - Dejorge Racing

    Certamente que os custos da F2000 vão subir para aqueles que forem disputar a USF2000. O valor citado (U$ 150 mil) as vezes nao reflete o custo total pois dependem dos numeros de treinos extras (que nao estao incluidos neste valor). Além disto a USF2000 tem um calendario de mais corridas, e transmissoes por video tape para EUA e pela ESPN para as Americas. Tambem a USF2000 tem um Campeonato extra (Winter Fest) de seis corridas em dois finais de semana (Fevereiro) para um "shake down" dos pilotos novos com os carros e dos antigos com os carros novos.

  • 01/12/2012 00:29 Fabio Teixeira

    Sobre o valor da F2000, no mundo do automobilismo sempre se fala no custo da temporada. A quantidade de treinos varia de piloto a piloto ate porque cada piloto tem uma quantia de dinheiro diferente para gastar.
    Comparando com a USF2000 as equipes de ponta estão cobrando em torno de U$300 mil, ou seja, o DOBRO da F2000. Isso ocorre por vários motivos mais principalmente por causa da regra que só deixa todas as equipes comprarem pecas de um só fabricante determinado pela categoria, o que vira mais ou menos uma monopólio. E legal que essa outra categoria esteja no programa da Mazda (Road to Indy) porem e muito mais um jogo de marketing na minha opinião.
    O Rafa Matos que ganho todas as categorias de acesso, hoje esta sem onde correr na Indy por causa de dinheiro.

  • 02/12/2012 22:51 Jefferson Jorge - Dejorge Racing

    Sim, voce tem razão quanto a cada piloto ter diferentes valores para gastar mas ainda acredito que os custos maiores da USF2000 tem a ver com:
    - Exposição da categoria na midia (transmissoes pela TV para diversos países;
    - Pelos circuitos que ela utiliza (inclusive Canada);
    - Pelo numero de corridas (creio que vinte no total em 2013;
    - E pelo fato de possibilitar um calendário com corridas em tres diferentes tipos de circuito (circuitos normais, circuitos de rua e ovais).
    Os treinos oficiais sao definidos quando o calendário anual é definido ( USF2000 ja liberou para 2013 enquanto a F2000 Championship ainda não) e o calendario é tao extenso e intenso que as equipes normalmente tem apenas 2 treinos (quatro dias) extras durante a temporada. O fato de ser mais cara porque as equipes são obrigadas a comprar peças de reposição de um monopólio (o que tem gerado criticas de todas as equipes) nao reflete a realidade para a composição do custo anual para um piloto pela simples razão que um piloto nao sabe se êle irá bater ou não. Portanto, os valores dispostos aqui por você devem ser analisados sómente na composição do orçamento anual. Também, como é normal em qualquer categoria, equipes de reconhecida capacidade technica oferecem pacotes mais caros.
    Acho que mudanças acontecerão pela simples razão que muitas equipes da F2000 Championship estão comprando o pacote "upgrade" para correr na USF2000 e a pressão para os custos diminuirem serão maiores.
    Neste momento a expectativa tem mostrado novos pilotos ingressando na USF2000 em maior quantidade que no ano anterior mas você certamente sabe que existem outros tres ou quatro campeonatos que se intitulam F2000 (Pacific, Enterprise) e portanto nós acreditamos que mudanças mais fortes poderão ocorrer nos anos seguintes.

  • 03/12/2012 23:02 Fabio Teixeira

    Eu discordo quando você fala que o monopólio não afeta o custo da temporada. Um piloto não precisa bater o carro para sentir os efeitos disso. Todas as pecas de manutenção do carro que tem que ser trocadas durante todo o ano, afeta bastante no custo da temporada. Só um exemplo, o sistema de freios da USF2000 custa muito mais do que o sistema da F2000, e eles também duram muito menos. Como você também citou o campeonato da USF2000 tem mais corridas no ano. Todo mundo sabe que com essa quantidade de corridas um piloto vai ter pelo menos um acidente ao longo do ano. Sem contar a corrida no oval que ano passado tirou 7 pilotos na primeira volta. Esses carros são carros tubulares e não são feitos para andar no oval o que acaba sendo alguma coisa bem perigosa.
    O fato e que essas duas categorias são para pilotos que acabaram de sair do kartismo, ou que tem pouca experiência nos formulas. O custo de $300 mil dólares e extremamente alto para esses pilotos especialmente quando na media um piloto precisa correr dois anos na categoria antes de graduar para próxima.