O goiano João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação | Ford – Navesa | AGEL – Governo de Goiás | Kart Mini | Sport Wear by ULV | Mittag Competições) começou sua sétima temporada no kartismo competindo fora do Brasil, mais exatamente nos Estados Unidos. No último final de semana (dias 14 e 15) ele disputou a etapa de abertura do Florida Winter Tour, no Kartódromo de West Palm Beach, na Flórida.
Custódio, que recentemente completou 12 anos – metade deles dedicados ao kartismo –, ficou muito empolgado com o evento, um dos maiores do esporte nos Estados Unidos. Esta foi a primeira participação do goiano em kartódromos americanos, uma vez que o Skusa, outro importante evento, é realizado em uma pista montada no estacionamento de um grande hotel em Las Vegas.
João Pedro rapidamente adaptou-se ao traçado e com pouquíssimos treinos se classificou para o “grupo rápido”, com a 21ª melhor marca entre mais de 60 pilotos de várias partes do mundo e, principalmente, muitos pilotos locais. Este fato deixou o piloto animado para as tomadas de tempo que definiriam o grid de largada das duas corridas do sábado e duas do domingo.
Um problema com a bobina do motor, no entanto, frustrou as expectativas de João Pedro, que não pôde repetir a boa performance dos treinos e acabou sendo obrigado a participar das corridas de repescagem. Nelas, João Pedro Custódio acabou tocado nas duas largadas, quando já lutava pela ponta em ambas, e não obteve classificação para as pré-finais e finais.
“O João Pedro tinha totais condições e estar entre os dez primeiros, pois nos aquecimentos ele ocupou tais posições”, afirma Miguel de Oliveira, treinador e chefe de equipe do piloto goiano. “Mas, por coisas de corrida, acabamos não obtendo classificação. Na próxima etapa, em Homestead, acreditamos que tudo será diferente, já que teremos novamente os bons equipamentos e a ótima estrutura oferecida pelos profissionais da Legree Motorsport, chefiada pelo brasileiro Ricardo Legree”, completa.
Em Homestead, João Pedro, que utilizou chassi Tony Kart, terá à sua disposição um CRG para “passar” e buscar melhorias técnicas para obter melhores resultados. “Os resultados, é claro, ficaram longe do esperado, mas voltamos satisfeitos com outros aspectos, tais como a organização do evento e com a estrutura apresentada. Nos chamou a atenção o sistema de saída dos pilotos para os treinos, sempre definidos pelos tempos de todos os participantes, além da rigorosa fiscalização técnica e desportiva”, elogia Geovane Gonçalves, pai de João Pedro.
VOLTA AO BRASIL SERÁ EM INTERLAGOS - Na próxima semana João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação | Ford – Navesa | AGEL – Governo de Goiás | Kart Mini | Sport Wear by ULV | Mittag Competições) dará continuidade a sua temporada, agora no Brasil, disputando o Super Kart Brasil e a 1ª etapa do Paulista em Interlagos (SP), pela categoria Super Cadete. João Pedro chega a São Paulo na próxima terça-feira (24) e no dia seguinte iniciará os treinos.