publicidade
10/02/2026 08:34

Paciência, superação e aprendizado marcaram a despedida de Gael Rampazzo do Florida Winter Tour

Piloto maranhense enfrentou fim de semana desafiador em Orlando, mas mostrou velocidade e persistiu até a Final nos Estados Unidos

Fonte: Kako Marques


Foto: Arquivo do piloto

Gael Rampazzo


A segunda e última participação de Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe: Velocity Racing) no Florida Winter Tour (FWT) exigiu mais do que técnica e velocidade. Foi uma etapa de muita paciência, nervos no lugar e perseverança por parte do piloto do Maranhão, que encarou um dos fins de semana mais desgastantes de sua trajetória recente no kartismo internacional, novamente no Orlando Kart Center, nos Estados Unidos.

O fim de semana em Orlando marcou, oficialmente, a despedida de Gael Rampazzo do Florida Winter Tour em 2026. A partir de agora, o piloto retorna ao Brasil para dar início à temporada nacional, levando na bagagem importantes lições, experiência internacional e a certeza de que velocidade e potencial não faltaram ao longo da campanha.

“Eu já sabia que ia correr só duas etapas do Florida Winter Tour, isso já estava planejado, porque preciso focar nos campeonatos que vou disputar no Brasil”, disse Gael.

Este foi o segundo desafio de Gael em solo norte-americano pelo FWT 2026 e, assim como na etapa anterior, o brasileiro mostrou maturidade dentro e fora da pista. Competindo mais uma vez como piloto Júnior, Rampazzo disputou a categoria ROK VLR Junior, defendendo a equipe Velocity Racing e pilotando um chassi SODI em um grid extremamente competitivo, com outros 43 pilotos.

Logo na primeira corrida classificatória, Gael precisou lidar com as adversidades. Largando da 18ª posição, o maranhense fez uma prova de recuperação impressionante e chamou a atenção ao registrar a melhor volta da corrida, com o tempo de 56seg34. No entanto, uma penalidade de cinco segundos acabou deixando o brasileiro na 25ª colocação, frustrando um resultado que poderia ter sido bem mais expressivo.

A sequência do fim de semana seguiu exigindo ainda mais resiliência. Na segunda corrida classificatória, Gael conseguiu completar apenas duas voltas antes de ser obrigado a abandonar a prova. Já na terceira bateria, enfrentando dificuldades de ritmo e disputas intensas no pelotão, cruzou a linha de chegada apenas no fim do grid, em um cenário que fugiu da sua expectativa inicial.

Classificado para a pré-final partindo das últimas posições, Rampazzo não conseguiu encontrar um bom ritmo ao longo da prova e recebeu novamente uma penalização de cinco segundos. Mesmo assim, o piloto manteve a postura positiva, entendendo o momento como parte do processo de um campeonato de alto nível técnico.

A prova Final, disputada neste domingo (8), foi o retrato da perseverança de Gael Rampazzo. Em uma corrida marcada por muitas disputas e contatos, o brasileiro conseguiu realizar uma impressionante escalada de 16 ultrapassagens, mostrando agressividade e excelente leitura de corrida. No entanto, mais uma penalidade impediu que o maranhense pudesse brigar por posições ainda mais à frente no resultado final.

“Foi uma etapa com muitos toques e isso atrapalhou bastante o resultado final. Mas o kart estava bom, deu para ver isso lá no primeiro heat. Agora é voltar para o Brasil e começar a temporada em casa, porque ainda tem muito trabalho pela frente”, comentou o piloto, sobre a etapa.

Gael Rampazzo e sua equipe ainda não divulgaram oficialmente quais competições farão parte do planejamento do piloto maranhense no restante do ano. No entanto, a expectativa é alta e certamente nos próximos dias boas novidades devem surgir, reforçando o caminho de crescimento e evolução de um nome que segue construindo sua história no kartismo.

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!