O estacionamento do Las Vegas Convention Center, em Nevada, nos Estados Unidos, vive o status de capital mundial do kartismo nesta semana. Palco da 20ª edição do SKUSA, o espaço recebeu nesta sexta-feira as primeiras baterias classificatórias do evento.
A equipe brasileira NF / Piquet Sports, que acolhe um seleto grupo de 15 pilotos, mostrou sua grande força neste primeiro dia de corridas e, com a dedicação dos pilotos e técnicos, vários deles estiveram nas disputas diretas pelas vitórias.
Todas as categorias disputaram duas provas classificatórias, que tiveram o número de voltas variando conforme determina o regulamento. Na classe Micro Swift, que acolhe os mais jovens competidores desta edição do campeonato, o brasiliense Vinícius Tessaro está muito forte. Ele venceu a primeira bateria e chegou em terceiro na segunda.
Pela categoria Mini Swift, os dois representantes da NF tiveram situações diferentes. Rafael Câmara venceu o confronto dos grupos BxD e foi o quarto na combinação BxC. Já Gabriel Crepaldi, que também representa o time brasileiro, foi o quinto no AxD. Mas, infelizmente, no confronto AxC sofreu uma forte batida e teve de abandonar.
Na categoria X30 Junior a experiência do jovem Diego Ramos está mostrando realmente ser muito válida. O piloto que disputa o SKUSA pelo segundo ano venceu o confronto AxC e foi o quinto no BxC. Já José Muggiati, largando do final do pelotão devido aos problemas de sensor na tomada de tempos, fez duas grandes corridas de recuperação chegando em 11º no BxD e 15º no AxD. Por fim, o mineiro João Matos, sofreu com a falta de sorte. Em sua primeira corrida foi tocado e teve de abandonar e na segunda a corrente de seu kart quebrou, obrigando-o a abandonar mais uma vez.
A NF/Piquet Sports tem na categoria X30 Master cinco representantes. Nas duas corridas classificatórias os pilotos se dedicaram muito em ganhar posições e, mais do que isso, prepararam suas estratégias para se classificar bem para as finais. Dudu Dieter fez um segundo e um quinto lugar, Renato Russo um sétimo e um nono e Marcos Regadas um oitavo e um nono. Antônio Canedo fez um 12º e um 15º lugar e, finalmente, Jorge Borelli um 25º e um 18 lugares.
Passado o intervalo de almoço, a categoria X30 Sênior tomou a pista com três pilotos da equipe brasileira na pista. No confronto AxD André Nicastro foi o 14º e Pedro Goulart o 29º. Na bateria BxC Sérgio Crispim foi o 29º. Já na AxC, todos os pilotos do time estiveram na disputa. Nicastro foi o 10º, Goulart o 20º e Sérgio Crispim o 31º.
Neste sábado todos os karts voltam à pista para mais uma corrida classificatória e, após isso, será feita a soma dos resultados de onde sairão os classificados para as finais e, eventualmente, os direcionados para a repescagem, que também será disputada hoje.