Neste fim de semana, entre os dias 27 e 29 de março, o Kartódromo de Ocala, nos Estados Unidos, recebeu a terceira e última rodada do Florida Winter Tour. A competição reuniu quase 500 pilotos em três eventos de rodadas duplas, quando os competidores marcaram pontos em cada uma das atividades. Pela categoria Rotax Micro Max, Rafael Câmara (GMax Corp | Sabiá Racing | A-M Engines) foi o brasileiro de maior destaque no evento e, após vencer uma das corridas da segunda rodada, em Orlando, terminou o campeonato na sétima posição, dentre os 60 competidores classificados.
O fim de semana de Câmara começou ainda na terça-feira, com os treinos livres. Junto à equipe A-M Racing, do preparador Ariel Castro, o piloto de apenas nove anos mostrou, mais uma vez, todo o seu potencial. Mesmo diante de competidores mais experientes e que, acima de tudo, conheciam a pista, ele não se intimidou e logo de cara registrou tempos muitos velozes, que o deixaram sempre entre os mais rápidos.
Com a marca de 41s165 na tomada de tempos, Rafael registrou o quarto melhor tempo da pista e seguiu para a Super Pole, momento em que seriam definidas as posições de largada para as corridas classificatórias. Nesta ocasião, Câmara foi um pouco atrapalhado em sua volta rápida. Assim ele conseguiu garantir a sexta posição geral para estas corridas.
Com consistência e muito bem orientado por sua equipe, o piloto soube dosar velocidade e constância para, nas três provas, de 12 voltas cada uma, garantir dois sextos lugares e um quarto. Pela soma de seus pontos o piloto do Recife seguiu para a Pré-Final com a oitava posição do grid e todas as chances de assegurar o título.
Exatamente nesta prova Pré-Final, após largada conservadora, Rafael estava na parte suja da pista e, com isso, acabou perdendo três posições. Tranquilo, ainda na primeira volta o piloto conseguiu se posicionar bem na pista e deu início à sua recuperação. Foram necessárias apenas quatro voltas para que ele já ocupasse a sexta posição quando, de repente, recebeu uma forte batida em seu kart que acabou por empenar completamente o eixo traseiro e, com isso, o obrigou a abandonar a corrida.
Pior do que tirá-lo da corrida Pré-Final este acidente fez com que ele tivesse de partir da última fila do grid na Final, diante de um grid de 34 pilotos. Indignado, mas disposto a buscar ao menos um lugar no pódio, Câmara se posicionou para a corrida. Foram necessárias três voltas para que ele estivesse no 22º lugar e, com seis giros completados, Câmara já ocupava a 15ª posição. Neste momento, quando buscava mais uma ultrapassagem, um concorrente bateu fortemente em seu equipamento fazendo-o quase capotar. Com o kart empenado, a corrente quebrada e uma grande frustração, Câmara novamente teve de abandonar a prova e, mais do que isso, contentar-se com a ausência de pontos na corrida.
"A participação de Rafa no Flórida foi muito produtiva. Ele foi rápido e competitivo desde a primeira corrida, em Homestead; venceu uma prova em Orlando e, aqui em Ocala, se ele não fosse tirado da pista em duas ocasiões, estaríamos praticamente com o título assegurado. Tínhamos condições de disputar de igual para igual com os pilotos mais experientes. Fiquei muito contente, pois eu não conhecia o traçado e a diferença para os principais concorrentes foi na casa dos milésimos. Ficamos muito orgulhosos tanto com o trabalho do Rafa como da equipe A-M Racing e o suporte técnico do Sabiá, que veio a todas as corridas conosco ", comentou Amaro Câmara, pai do piloto.