publicidade
03/03/2015 08:48

Rafael Câmara venceu sob chuva e levou o Brasil ao alto do pódio no FWT

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Divulgação

Rafael Câmara


Neste sábado (28) mais uma estrela do automobilismo brasileiro conseguiu levar a bandeira nacional para o alto do pódio no exterior. Com apenas nove anos de idade, o pernambucano Rafael Câmara (GMax Corp | Sabiá Racing | A-M Engines) conquistou a terceira etapa do Florida Winter Tour. A importante competição de kart aconteceu na cidade de Orlando (Estados Unidos), contou com a participação de mais de 200 pilotos e, apenas na Rotax Micro Max, classe do garoto, 40 pilotos buscaram a vitória.

A programação do fim de semana começou ainda na quarta-feira, com os treinos livres. Com um equipamento muito veloz e, acima de tudo, confiável, Rafael contou com a soma da experiência de seu chefe de equipe local Ariel Castro e do brasileiro Cláudio Dantas, que o acompanha em todas as competições.

Crescendo a cada atividade de pista, o piloto se adaptou ao traçado, mas, diante das incertezas climáticas que rondavam o fim de semana, era difícil determinar quais seriam as estratégias para as tomadas de tempos e, principalmente, para as corridas. No sábado então, o piloto partiu para a sessão classificatória e, com a marca de 1m00s833 ficou com o décimo tempo, garantindo um lugar para largar na quinta fila. A largada foi autorizada com bastante chuva e Rafael, sem mostrar a menor preocupação, fez uma bela prova, conseguiu ultrapassagens importantes e recebeu a bandeirada na quarta posição.

Poucas horas depois os karts da Micro Max já estavam alinhados para a Final. Partindo da segunda fila o piloto mostrou porque é uma das principais promessas da atualidade. Ao melhor estilo Ayrton Senna, ele deu um verdadeiro show na pista molhada, superou a todos os concorrentes e, com quase dez segundos de vantagem para o segundo colocado, recebeu a bandeirada da vitória.

"Estou muito feliz, de verdade. Na primeira etapa, em Homestead, eu tinha tudo para ganhar e tive o acidente. Dessa vez, mesmo tendo largado só em décimo, eu sabia que meu kart estava muito bom e mostrei para todo mundo que eu posso ganhar corrida aqui nos Estados Unidos também", comentou muito alegre o piloto.

Programação seguiu no domingo - A quarta etapa do campeonato, como previa o regulamento, se deu no domingo. Desta forma o jovem garoto teve apenas uma noite para se deleitar com a vitória conquistada e já estava novamente no cockpit de seu kart para mais um dia de intensas atividades.

Diferente do dia anterior foi o clima. Com total incerteza do que aconteceria durante todo o dia, o tempo foi revezado entre períodos de sol e chuva. Com isso as equipes ficaram completamente perdidas com relação ao tipo de acerto utilizarem nos karts. Mesmo com a experiência dos técnicos e engenheiros da Exprit Racing Kart, Câmara foi para a pista sem a certeza do tipo de pista que encontraria.

Na tomada de tempos ele foi o oitavo e, nas corridas, uma grande confusão o impediu de vencer. Na Pré-Final, com pneus de chuva, Rafa conseguiu se manter na pista que secava rapidamente e ganhou algumas posições terminando em quinto. Na final, então, caiu uma forte chuva antes da largada, fazendo com que todos tivessem de trocar os pneus no grid. Câmara fez uma largada excepcional pulando direto para o primeiro lugar. Com o passar das voltas, porém, a pista foi secando e, com isso, seu kart passou a não mais ter o mesmo rendimento. Assim, volta a volta ele perdeu algumas posições e, ao final, recebeu a bandeirada na quinta posição.

"Infelizmente São Pedro não nos ajudou muito no domingo. Chove não chove é ruim para todos e acabou nos complicando um pouco. Porém, os pontos do quinto lugar foram muito importantes. Após quatro etapas estamos em quarto no campeonato, com 270 pontos e Rafael depende apenas dos resultados dele na quinta e na sexta etapa para ficar com o título. Estamos muito confiantes nisso e vamos para cima em busca desta conquista", comentou Cláudio Dantas, o Sabiá.

A terceira etapa do Florida Winter Tour será no fim deste mês entre os dias 27 e 29. A sede será o circuito Ocala Grand Prix, na cidade de Ocala, que fica cerca de 150 km ao norte de Orlando.

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!