Entre os dias 16 e 20 deste mês o piloto paulista Yurik Carvalho (Splash Bar / Birel / AMF Kart Parts) esteve na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, onde participou da 15ª edição do SKUSA - Super Karts USA. Maior competição de karts daquele país, a prova reuniu 527 competidores em 11 categorias.
Diferente do que está acostumado nas provas brasileiras, Yurik disputou a corrida na classe TaG Júnior. Com possibilidade de receber pilotos com idades entre 12 e 15 anos, esta categoria reuniu competidores que pelos regulamentos do Brasil poderiam ser Júnior Menor (caso de Yurik), Júnior ou até mesmo Graduado.
Sem se intimidar diante dos 67 competidores na sua categoria, este paulista de 13 anos teve, neste ano, a sua segunda experiência na prova. Depois de ter sido o grande destaque do ano passado e ter abandonado a prova final disputando a liderança, em 2011 faltou um pouco de equipamento e sorte para Yurik.
A programação do evento foi composta por oito treinos livres onde Carvalho, literalmente, trabalhou na melhora do kart. A cada entrada na pista o equipamento melhorava um pouco, mas, diferente do ano anterior, os motores da equipe Ital Kart, infelizmente, não acompanhavam o ritmo dos outros competidores mais fortes de sua classe. Mesmo assim, com dedicação no acerto do kart e carburação, no último treino antes da tomada de tempos Yurik chegou a fazer o 10º tempo.
Na tomada, porém, um problema elétrico no kart impediu Yurik de fazer as suas voltas e, com o distante 63º tempo, o piloto foi para as corridas classificatórias. Com o completo apoio do time que chegou, inclusive, a se desculpar, Carvalho fez três provas classificatórias realmente muito determinadas e, pela soma dos pontos, conseguiu a 19ª posição para a largada da final.
“Estou bastante contente com a melhora que conseguimos no kart e nas corridas que pude fazer. O mais importante é agora! Diante de tudo o que houve se eu conseguir um lugar no pódio já estarei muito contente”, comentou o piloto minutos antes da largada da prova final.
Na manhã do domingo, dia 20, foi enfim disputada a final. Após uma excelente largada, quando pulou ainda na curva um para o 12º lugar, Carvalho parecia só ter olhos para os líderes. Ele ultrapassava os concorrentes com a garra de um verdadeiro campeão e, com sete voltas, já era o sexto colocado. Na oitava volta, porém, quando estava chegando na posição que lhe daria o direito ao pódio, um concorrente acabou acertando seu kart, fazendo com que ele rodasse no circuito. Infelizmente grande parte do pelotão acabou lhe ultrapassando, mas ele ainda conseguiu voltar para a pista. Mesmo com o kart um pouco empenado, Yurik seguiu até o final e recebeu a bandeirada na 22ª posição.
“Eu estive muito perto de conquistar meu objetivo. Depois de ter feito o 63º tempo na tomada, ter conseguido me classificar em 19º e já estar no sexto lugar da final eu acho que merecia um pódio, mas corridas são assim mesmo. Aprendi muito no SKUSA deste ano e, certamente, em 2012 estaremos aqui de novo”, finalizou resignado o paulistano de 13 anos.