Uma das jovens promessas em formação no automobilismo norte-americano, o paulista Victor Franzoni (19) vai ganhando a confiança dos chefes de equipe no Road to Indy - programa de categorias de base que leva à Fórmula Indy. Após disputar as três primeiras etapas da USF2000 - com direito a uma vitória em New Orleans -, Victor foi convocado pela equipe M1 Racing para disputar o restante da temporada do Pro Mazda Championship, o terceiro dos cinco passos para chegar ao topo do automobilismo nos Estados Unidos.
A estreia de Victor Franzoni no Pro Mazda Championship será já no próximo fim de semana (7 a 9), durante a quarta etapa da temporada, que será disputada no traçado misto do Indianápolis Motor Speedway, um circuito com 14 curvas e cerca de 3.900 metros de extensão. O passo à frente dado na carreira foi conquistado, além do trabalho dentro da pista, pela parceria com a AutoEnginuity, líder mundial na fabricação de ferramentas de diagnóstico por scan.
"Victor é exatamente o que um patrocinador espera para aliar sua marca: um ótimo piloto que, além de educado, é muito profissional", disse o diretor executivo da AutoEnginuity, Jay Horak. "A maneira como ele se esforça por sua carreira é a mesma que nos esforçamos pela qualidade dos nossos produtos. Por isso a afinidade. Acho que este é o começo de uma longa parceria e estamos felizes por fazer parte deste passo à frente para ele no Road to Indy", completou.
Victor Franzoni é um dos pilotos mais experientes do grid do Pro Mazda Championship. Em seu segundo ano completo no automobilismo norte-americano, ele tem o quinto lugar na classificação da USF2000 em 2014 e o vice-campeonato do torneio de inverno da categoria em 2015. Além disso, já disputou o Campeonato Europeu de Fórmula Renault.
"Estou muito feliz por esta chance com a M1 Racing no Pro Mazda Championship. É uma estreia, claro, mas estou confiante que posso fazer um bom trabalho em Indianápolis", disse o piloto, que também é apoiado, desde o kart, pela Novac Sports. Na M1 Racing, Franzoni será parceiro de Carlos Conde e de Jay Horak.
A estreia pela nova categoria será uma verdadeira maratona para Victor Franzoni. Ao todo, a etapa de Indianápolis do Pro Mazda Championship terá três corridas: uma já na quinta-feira (7), uma na sexta-feira (8) e uma no sábado (9). Por isso, os treinos começam já na quarta-feira, dia 5. Além desta, a temporada 2015 da Pro Mazda terá outras cinco rodadas: Indianápolis (Lucas Oil Oval); Toronto; Iowa; Mid-Ohio e Laguna Seca.
O líder do campeonato até aqui é o norte-americano Neil Alberico, seguido de Santiago Urrutia e Patricio O’Ward.