O brasileiro Victor Franzoni (Vhero | Aflex | E-qual | Novac Sports) disputou, na última sexta-feira (9) e sábado (10), a quinta e a sexta corrida da temporada de 2014 da USF2000, no circuito misto de Indianápolis, nos Estados Unidos. Após um final de semana conturbado, enfrentando vários problemas, Franzoni mostrou porque é apontado como uma das principais revelações do automobilismo brasileiro nos últimos anos, e subiu ao pódio.
Empolgado em disputar uma corrida no lendário circuito norte-americano, Franzoni esperava utilizar a quinta e sexta corrida da temporada da USF2000 para somar pontos importantes na briga pelo título da temporada. Porém, assim como na segunda etapa, disputada no Alabama, Franzoni enfrentou dificuldades já nos treinos. “Tivemos um dia de testes, com dois treinos, e mais os dois treinos livres. Eu enfrentei problemas com os freios do carro e isso dificultou um pouco as coisas. Fomos para a tomada de tempos sem saber ao certo se os problemas estavam resolvidos”, contou Franzoni.
Na tomada de tempos, disputada em piso molhado, Franzoni vinha mostrando que seu final de semana poderia ser melhor, já que liderou boa parte do treino, porém voltou a enfrentar problemas com seu carro e teve de parar antes do fim da tomada de tempos. “Como a pista estava secando, acabei perdendo posições, mas tinha condições de brigar pela pole-position”, lamentou o piloto, que mesmo com os problemas, conseguiu alinhar seu carro na quarta posição do grid de largada da primeira corrida.
Na primeira corrida, disputada na sexta-feira, a chuva voltou a aparecer e deu confiança a Franzoni. Mostrando muito talento em circuito molhado, o piloto paulista logo assumiu a ponta da prova, porém a pista foi secando novamente e Franzoni entrou nos boxes para trocar os pneus para slick. Porém, a estratégia da equipe não funcionou e Franzoni terminou a prova apenas na 15a posição.
Na USF2000, o grid de largada da segunda corrida é definido de acordo com o melhor tempo de cada piloto na primeira corrida. Mais uma vez, Franzoni alinhou seu carro na quarta posição. Na corrida, disputada no sábado, o brasileiro fez uma excelente largada e assumiu a ponta desde o principio. Com a pista seca, Franzoni segurou as investidas dos adversários por 11 voltas, até que foi ultrapassado por Adrian Starrantino e Florian Latorre. No final, Franzoni cruzou a linha de chegada na terceira posição.
“Mais uma vez, tivemos um final de semana difícil. Na segunda corrida, eu segurei o quanto pude, porém o Starrantino e o Latorre estavam muito mais rápidos e não consegui me manter em primeiro. Depois de tudo o que passamos, conquistar mais um pódio foi importante, principalmente para me manter vivo no campeonato”, disse o piloto.
Após três etapas, Franzoni ocupa a quarta posição no campeonato, com 92 pontos. RC Enerson é o líder, com 145.
Agora, Franzoni permanece em Indianápolis, já que na próxima terça-feira (13) o piloto participa de um dia de testes coletivos no circuito oval Lucas Oil Raceway, que faz parte do complexo de pistas de Indianápolis e que também será palco da quarta etapa e sétima corrida da temporada, no dia 24 deste mês.