Em um domingo repleto de emoções em Las Vegas, nos Estados Unidos, Vinicius Ponce (Everlast Energy Drink / ULV / SOS Ambulâncias / D2 Motorsport) finalizou o SKUSA em 3º em sua estreia naquela competição internacional. O brasileiro competiu na Tag Júnior, que reuniu cerca de 80 pilotos e que teve dois representantes do Brasil no pódio.
Depois de um excelente trabalho durante toda a semana, Ponce concretizou todo aprendizado adquirido no novo equipamento que utilizou, conquistando um terceiro lugar que teve gosto de vitória para o piloto paulista.
Junto ao seu preparador Danillo Ramalho, os trabalhos se iniciaram com os treinos livres na quarta-feira, quando uma rápida adaptação ao novo circuito e ao novo kart resultou em boas marcas de tempos. Sempre presente no “Top 10”, Ponce repetido o desempenho na sessão classificatória, quando marcou o 8º tempo.
A liderança da primeira bateria classificatória acabou escapando devido um acidente forte ao ser fechado por outro competidor. Na colisão Ponce acabou passando por cima do adversário e perdeu bastante tempo, encerrando a prova com a nona posição. Com avarias no equipamento e pouco tempo para realizar reparos, Ponce foi para a segunda bateria classificatória ainda na sexta-feira tendo um equipamento com um rendimento limitado. Mas mesmo assim garantiu o quarto lugar em uma prova espetacular, marcada por boas disputas.
A garantia para a vaga na prova final veio durante a terceira prova classificatória, quando a vitória esteve próxima durante as doze voltas. Ponce encerrou a corrida em 3º, mas uma punição tirou a chance de o paulista largar na sexta posição na prova decisiva. Assim, ele largaria na final em 11º, abrindo a sexta fila do grid.
Sem desanimar e com uma excelente largada, Ponce precisou de apenas uma volta para saltar para o “Top 5” da corrida decisiva, dando início a uma grande e constante busca pela vitória. Depois de passar mais de dez voltas disputando com o quarto e terceiro colocado, ao completar a 16ª volta e se ver próximo do final da corrida, o paulista apertou o ritmo, chegando a virar mais rápido que os dois primeiros colocados. Ele recebeu a bandeira quadriculada com a diferença de 0,737s para o segundo colocado, conquistando assim o terceiro lugar e seu primeiro pódio internacional.
“Foi muito bom toda essa experiência nova, outro tipo de pista, equipamento, estrutura de campeonato, ainda mais conquistar um pódio logo na estreia. Fizemos um grande trabalho desde os treinos e o suporte da equipe D2 através do meu preparador ajudou bastante no bom desempenho que tive. Feliz ainda é pouco para dizer a verdade, e só tenho a agradecer a todos que torceram, tanto aqui na pista, como no Brasil e principalmente minha família. Foi a primeira corrida que eles não me acompanharam e sei que sofreram bastante acompanhando de longe”, disse Ponce.
Preparador de Ponce no Brasil e na competição internacional, Danillo Ramalho – junto com Olin Galli – deu todo o suporte ao piloto. O chefe da equipe D2 Motorsport analisou o resultado do final de semana. “O Vinicius chegou virando tempos rápidos e colheu apenas o que ele mesmo plantou em toda a semana. Ele sempre tem uma boa adaptação às novidades. A disputa no meio da corrida final limitou um pouco o rendimento dele, mas se ele conseguisse se livrar rápido dos adversários, tinha grandes chances de disputar o título do Skusa”, afirmou Danillo.
Contente, Ponce quer manter a boa fase e buscar bons resultados nas atividades finais do ano, quando terá ainda pela frente a decisão do Paulista SKB em Paulínia no próximo final de semana. Além disso, ele disputa da Copa das Federações no Beto Carrero, a decisão do Light de Kart e do GP RBC e a preliminar das 500 Milhas.