O paulista Caio Collet (Matrix Energy Trading / BSS Blindagens / PG Products) desembarcou na semana passada (dia 15) na Itália, para intensificar sua preparação para o Mundial de Kart, que acontece neste fim de semana (dias 26 e 27) no Circuito Internacional de La Conca, na cidade de Lecce, ao sul do país. O jovem de 13 anos disputará pela primeira vez a competição, na categoria KF-Junior, que é realizada em etapa única e deve reunir mais de 100 kartistas na disputa.
O atual bicampeão brasileiro e do Top Kart Brasil decidiu chegar alguns dias antes da disputa à cidade italiana, para ficar totalmente focado, treinando e pensando nas provas que vão definir o campeão mundial da categoria KF Junior da temporada 2015. Como já conhece o traçado, o objetivo foi intensificar sua preparação e estar bem ambientado ao local da disputa para chegar às provas bem preparado.
Os resultados do ano animam o jovem brasileiro. Em 2015, além dos títulos no Brasil, Collet também foi destaque no Europeu de Kart, onde terminou como o melhor estreante, conquistando um pódio na etapa de Portugal e ficou em sexto lugar no geral da competição, que contou sempre com mais de 60 karts na disputa.
Caio Collet está esperançoso para a grande final e acredita em resultados expressivos durante o fim de semana. "A expectativa é sempre muito grande. Estou otimista e confiante em conquistar um bom resultado. Esta será minha segunda vez no circuito de La Conca. E na primeira vez que estive nesta pista, conquistei bons resultados, e até fiz a volta mais rápida. Além disso, ter chegado à Itália uma semana antes do evento também tem me ajudado muito na preparação. Pude treinar mais e tirar o máximo da pista e do kart, especialmente na questão dos pneus, que são diferentes do que usamos no Brasil", avaliou o jovem de 13 anos.
Apesar de confiante, Collet destaca a força e o nível dos pilotos presentes no Mundial e disse que a disputa deve ser equilibrada em La Conca. "O Mundial de kart é sempre muito difícil. Tem mais de 100 pilotos na competição, de diferentes países e todos com nível muito alto. Acho que a maior dificuldade será chegar à final. O formato do evento conta com cinco baterias classificatórias, onde não se pode errar, porque qualquer erro pode te tirar da disputa", disse o piloto que tem como manager Gastão Fráguas Filho, campeão mundial de kart em 1995.
Caio reconhece o bom trabalho dos concorrentes e comenta a atuação do campeão e do vice-campeão do Europeu de Kart, no ano. Ele acredita que os dois possam ser seus principais adversários na busca pelo título. "Acho que o Christian Lundgaard, que ganhou o campeonato europeu recentemente, e o vice (Presley Martono) que é um piloto sempre rápido, são dois candidatos muito fortes e concorrentes diretos nesta disputa", analisou.
O evento conta com sete treinos livres para a categoria KF-Junior. Sendo quatro sessões na quinta-feira (24), três treinos na sexta-feira (25), dia em que também se realiza o classificatório. Ficando para o sábado (26) as cinco sessões classificatórias. No domingo (27) acontecem as duas pré-finais e a grande final. Lembrando que os pilotos são divididos em quatro grupos para os treinos e classificação. E em três grupos para as classificatórias.