O gaúcho César Ramos, da equipe Fortec Motorsport, volta a correr neste final de semana (14 e 15) no circuito de Monza, palco de sua grande conquista pela Fórmula 3 Italiana em 2010. Desta vez, o desafio será pela World Series by Renault. Em outubro do ano passado Ramos ganhou a última etapa do campeonato italiano no traçado e conquistou o título inédito para o Brasil. Como prêmio ainda faturou um teste com a equipe Ferrari de F-1, que foi realizado em dezembro.
O brasileiro espera que o retrospecto passado no circuito se repita agora na nova categoria. "A expectativa para Monza é muito boa. É uma pista que eu gosto muito e onde sempre andei bem. Já conquistei poles, vitórias, pódios tanto na F-3, quanto na Fórmula Renault", comenta o gaúcho de 21 anos.
Na estreia da temporada da World Series, no mês passado, em Alcaniz (Esp), o brasileiro andou muito bem, conquistou uma pole e foi o quarto em uma das corridas. Duas semanas atrás, em Spa-Francorchamps (Bel), o final de semana começou perfeito, com Cesar marcando o melhor tempo dos treinos livres, mas terminou sem os resultados esperados, após alguns problemas de acerto do carro e uma batida sofrida na largada da segunda corrida, quando ele saiu em sexto.
"Precisamos recuperar os pontos perdidos em Spa. Já andei em Monza pela World Series, durante um teste privado. Na ocasião, estava muito frio e o resultado não foi tão bom. Mas agora o tempo já está melhor e a equipe também realizou mais desenvolvimentos no carro. Acredito que estaremos competitivos", completou Ramos.
Passadas quatro corridas, o brasileiro está em 12º lugar na classificação do campeonato, com 12 pontos.
Considerada um dos últimos degraus para a F-1, a World Series by Renault utiliza chassis Dallara e motor Renault V6 de 480 cavalos de potência em seus carros. A categoria já revelou feras como o atual campeão da F-1, Sebastian Vettel, e o polonês Robert Kubica.
As provas serão transmitidas em VT para o Brasil pelo canal BandSports no sábado (às 10 horas de Brasília) e no domingo (às 18 horas de Brasília).