A primeira temporada completa do brasileiro Caio Collet na Europa tem sido de muito aprendizado, conquistas e evolução. E uma das disputas mais importantes acontecerá neste final de semana (30 e 31) no kartódromo de Genk, na Bélgica. A pista de 1.360 metros será o palco da decisão do Europeu CIK FIA 2016. Oitenta e nove pilotos estão inscritos na categoria OK Júnior e Collet vai brigar por um título ainda inédito para o kartismo brasileiro.
Com pódios em duas das três etapas realizadas até aqui (segundo lugar na Espanha e Portugal), Collet ocupa a vice-liderança da competição, que ainda terá o descarte do pior resultado ao final do evento em Genk. No caso de Collet, o descarte até agora seria o da etapa de Adria, na Itália, quando o brasileiro era o quinto na última volta da Final e foi tirado da pista por um concorrente.
O brasileiro tem 91 pontos, contra 107 do líder Noah Watt, da Dinamarca, sem considerar o descarte. Collet só vai conhecer o traçado de Genk nos treinos oficiais para o evento, a partir desta sexta-feira (29).
"As expectativas são boas para o fim de semana. Fizemos dois dias de testes na Itália, como preparação para Genk e tudo ‘caminhou’ bem", comentou o piloto de 14 anos. "Apesar de eu não conhecer a pista de Genk, acredito que podemos ser competitivos. Estou bem preparado", finalizou.
Campeão Brasileiro, do Top Kart Brasil e da Copa Rotax no Brasil em 2015, Collet já começou a chamar a atenção dos europeus na temporada passada.
Ficou em sexto no Europeu e foi o melhor estreante. No Mundial foi ao pódio, terminando em terceiro lugar, feito que o Brasil não conseguia há 17 anos. Este ano, estreou como piloto oficial da Birel ART Racing, time comandado por Nicolas Todt, e tem mostrado uma excelente evolução.
Confira a classificação do Europeu de Kart, após três etapas (Top-6, sem o descarte obrigatório):
1. Noah Watt (DIN), 107
2. Caio Collet (BRA), 91
3. Isac Blomqvist (SUE), 90
4. Finlay Kenneally (GBR), 86
5. Dennis Hauger (NOR), 81
6. Bin Abdul Gafar Mizzuddin Musyaffa (MAL), 73