Estrear em Mônaco, disputar a primeira corrida de rua na carreira e ainda ser escalado para uma partida de futebol em um time formado por grandes estrelas da Fórmula 1. Sem dúvida, a semana vai ser muito especial e cheia de emoções para o gaúcho César Ramos, piloto da equipe Fortec Motorsports na World Series by Renault.
Atual campeão da Fórmula 3 Italiana, o brasileiro correrá em Mônaco neste domingo (29), na preliminar do GP da Fórmula 1. Nesta terça-feira (24), no entanto, Ramos disputará o tradicional futebol dos pilotos e personalidades (Nazionale Piloti x Star Team for Children), que sempre acontece antes da etapa no Principado e em 2011 completa 30 anos.
A partida acontecerá no estádio Louis II, em Monte Carlo, às 19 horas local (14 horas de Brasília), e os recursos arrecadados serão destinado à AMADE (Associação Mundial dos Amigos das Crianças, criada em 1963 pela Princesa Grace de Mônaco) e à LILT (Liga Italiana Contra o Câncer).
Ramos vai ser mais um representante do Brasil no time da Fórmula 1, que também terá Felipe Massa, da Ferrari, e Alberto Valerio (ex-GP2). O atual campeão Sebastian Vettel, o bicampeão Fernando Alonso, o campeão Lewis Hamilton, entre outros, também estarão na equipe.
Os pilotos jogam contra um time de personalidades, que contará, entre outros convocados, com o príncipe Albert II.
"Estou mais nervoso com o jogo do que com a corrida", brincou Ramos, torcedor do Internacional de Porto Alegre. "Eu amo futebol, mas admito que não tenho talento. Mas quem sabe não faço um golzinho", continuou o piloto de 21 anos.
O brasileiro nunca disputou uma corrida em circuito de rua, mas diz que a estreia em Mônaco não traz mais pressão, nem mesmo correndo diante de toda a Fórmula 1. "É o sonho de qualquer piloto correr em Mônaco. Estou muito feliz por ter essa oportunidade. Vai ser uma prova totalmente diferente, com poucos treinos e não estou me pressionando com relação a resultados. Claro que espero fazer um bom trabalho e ir bem, mas vai ser uma experiência totalmente nova. Teremos um treino de meia hora na quinta-feira, o classificatório no sábado e a corrida no domingo. O desafio é ficar longe e, ao mesmo tempo, perto do muro. Vou treinar em um simulador, mas estou ansioso para andar na pista", completou o gaúcho.
Ramos já conquistou duas poles este ano na World Series e teve dois quartos lugares como melhores resultados no geral. Entre os estreantes, também já subiu ao pódio em três oportunidades. Já foram realizadas três rodadas duplas (Alcaniz, Spa e Monza). Mônaco é a única pista do calendário que recebe apenas uma prova.
Considerada um dos últimos degraus para a F-1, a World Series by Renault utiliza chassis Dallara e motor Renault V6 de 480 cavalos de potência em seus carros. A categoria já revelou feras como o atual campeão da F-1, Sebastian Vettel, e o polonês Robert Kubica.
Confira a programação para a etapa de Mônaco (horários de Brasília):
Sábado, dia 28
4 às 4h25 - Classificatório Grupo A
4h30 às 4h55 - Classificatório Grupo B
Domingo, dia 29
6h10 – Largada
Veja a classificação do campeonato após seis provas:
1. Jean Eric VERGNE 90
2. Alexander ROSSI 73
3. Robert WICKENS 71
4. Albert COSTA 62
5. Kevin KORJUS 50
6. Chris VAN DER DRIFT 39
7. Daniel Ricciardo 36
8. Daniil MOVE 33
9. Nelson PANCIATICI 32
10. Brendon HARTLEY 26
11. Cesar RAMOS 24
12. Walter GRUBMULLER 18
13. Daniel ZAMPIERI 14
14. Anton NEBYLITSKIY 8
15. Sergio CANAMASAS 7
16. Stephane RICHELMI 6
17. Nathanael BERTHON 4
18. Jan CHAROUZ 4
19. Andre NEGRAO 4
20. Oliver WEBB 2
21. Arthur PIC 2
22. Sten PENTUS 1