Jovem talento do automobilismo nacional, o gaúcho Cesar Ramos é um dos destaques este ano da Blancpain Endurance Series, um dos principais campeonatos de Gran Turismo do mundo, que inclui grandes montadoras e verdadeiros carros dos sonhos, como Ferrari, Audi, BMW, Porsche, McLaren, Aston Martin, Mercedes, entre outros.
Ramos está pilotando o modelo Ferrari 458 Itália da equipe Kessel Racing e lidera o campeonato, com 50 pontos, ao lado dos companheiros, os italianos Davide Rigon e Daniele Zampieri.
O trio venceu a etapa de estreia, em Monza, na Itália, e mostrou forte performance nas provas de Silverstone, Paul Ricard e nas 24 Horas de Spa. Agora, eles lutam pelo título na etapa final, nos dias 21 e 22 de setembro, na disputa dos 1000 km de Nurburgring, na Alemanha.
Aos 24 anos, Cesar conta como chegou à categoria. "Como em 2012 eu fiquei praticamente parado, por falta de patrocínio, comecei a procurar outras oportunidades para me tornar piloto profissional, deixando de lado o sonho da F-1. Entrei em contato com algumas equipes de GT3 na Europa e descobri que o principal campeonato da categoria era a Blancpain. Fiz um teste com a Kessel em 2012 e me adaptei muito rápido ao carro. Para 2013, eles planejavam brigar pelo título, já que no ano passado ficaram em décimo no campeonato, e então me fizeram uma proposta muito boa para correr com eles este ano", contou o gaúcho.
A vitória logo na estreia surpreendeu até o piloto. "Para ser sincero, não esperava vencer em Monza. O objetivo, no início do ano, era me fazer conhecer no meio do Gran Turismo, já que sempre corri de fórmula. Esperava chegar ao fim do campeonato entre os melhores, mas não pensava em título, muito menos em vitória na minha estreia. Mas acabei tendo uma surpresa, estávamos muito rápidos em Monza e terminamos a corrida com a vitória. Recebi o carro do Rigon em quarto e entreguei para o Zampieri em primeiro, com boa vantagem depois do meu stint de uma hora", lembrou.
Composta de cinco etapas, a Blancpain Endurance Series foi criada em 2011 e logo conquistou o público, pilotos, montadoras e a mídia. Além do público de 70 mil pessoas nas 24 Horas de Spa, as demais provas atraem 8 mil pessoas em média (dados de 2012) para os autódromos. No grid, são dezenas de carros.
"O campeonato é muito divertido. São nove marcas envolvidas e muitos pilotos de fábrica estão correndo lá. Me sinto em casa na equipe Kessel. Talvez por falar a língua italiana tudo foi mais fácil, mas realmente mesmo com dois pilotos italianos na equipe eu me sinto muito querido lá dentro. A temporada até o momento tem sido fantástica. Estamos sempre brigando entre os Top 5, em um grid com mais de 70 carros. Chegar à última etapa do campeonato na liderança é muito positivo. A briga em Nurburgring vai ser grande e qualquer um pode vencer, entre Ferrari, Audi, Mercedes e BMW. Nós estamos muito confiantes", completou Ramos, que já correu na pista alemã na World Series, conseguindo sempre bons resultados.
Com um currículo vitorioso no kart e nas principais categorias de base do automobilismo mundial, o piloto é o único gaúcho a ter pilotado um carro de Fórmula 1 até hoje. Em 2010, ano em que foi campeão da F-3 Italiana, ele ganhou como prêmio um teste na equipe Ferrari. Natural de Novo Hamburgo, também chegou a correr pela World Series, um dos últimos degraus antes da Fórmula 1.
Veja como está a disputa pelo título:
1. Cesar Ramos / Davide Rigon / Daniele Zampieri (Ferrari 458 Itália) 50 pontos
2. Maximilian Buhk (Mercedes SLS AMG GT3) 48
3. Frank Stippler / Christopher Mies (Audi R8 LMS Ultra) 48
4. Bas Leinders / Maxime Martin / Yelmer Buurman (BMW Z4) 47
5. Marc Lieb / Patrick Pillet / Richard Lietz (Porsche 997 GT3 R) 39