O gaúcho César Ramos, de 21 anos, disputará a temporada 2011 da World Series by Renault pela tradicional equipe inglesa Fortec. O acordo foi fechado na última semana e o brasileiro já viaja neste sábado (12) para a Europa, onde inicia os preparativos para o campeonato. A 1ª etapa será disputada no dia 17 de abril, no circuito de Motorland, em Alcaniz, na Espanha. A pista também será palco da primeira sessão de testes da pré-temporada em março.
Após uma temporada de muito sucesso em 2010, que culminou com o título da Fórmula 3 Italiana e teve como auge o teste prêmio pela equipe Ferrari de F-1, Ramos está muito motivado para mais este importante passo em sua carreira.
A World Series by Renault é um dos campeonatos mais fortes da Europa e um dos últimos degraus para os pilotos que almejam chegar à Fórmula 1. O atual campeão mundial, Sebastian Vettel, Jaime Alguersuari e Robert Kubica são alguns representantes da Fórmula 1 "formados" pela World Series.
"Estou muito contente com a chance de disputar um dos principais campeonatos da Europa e, principalmente, por ter fechado com a equipe Fortec. Em todas as categorias que participam, eles têm colecionado bons resultados e vamos fazer um primeiro ano já para brigar por esses resultados. Estou muito motivado, todos na equipe estão e espero que seja mais um ano muito bom", declarou Ramos, que já havia testado com a equipe no final do ano passado.
"Participei de um dia inteiro de testes na pista de Alcaniz. Apesar de estar chovendo, gostei muito do carro, da equipe, do jeito que trabalham. Em 2009, eles foram vice-campeões da World Series. No ano passado, terminaram em quarto lugar, mas venceram corridas, e estão com muita vontade de ganhar o campeonato. Isso me anima muito também", continuou o brasileiro.
Outro atrativo da World Series, segundo Ramos, é a grande competitividade entre as equipes e os pilotos. "Nos últimos nove anos, nenhuma equipe ganhou duas vezes o campeonato", destacou o piloto de Novo Hamburgo.
A equipe Fortec Motorsports foi fundada em 1996 por Richard Dutton. O time está presente em fortes campeonatos do automobilismo na Europa. Além da World Series by Renault, também disputam a Fórmula 3 Inglesa e as Fórmulas Renault Inglesa e Européia.
"Estou muito satisfeito por ter o César na equipe. Fiquei muito feliz com o teste dele em novembro e agora estamos ainda mais felizes por termos fechado o contrato. Ter um campeão da F-3 em nossa equipe da World Series nós dá a certeza de que teremos uma forte temporada", ressaltou Dutton.
O chefe da equipe, Jamie Dye, também comemorou a contratação do brasileiro. "É uma notícia fantástica o acordo do César para fazer parte da equipe nesta temporada. Todo o time está muito contente e determinado a vencer. O César é um grande piloto, muito profissional, e foi um prazer ter realizado o teste com ele dois meses atrás", afirmou. "Todos desejamos ao César muita sorte no campeonato de 2011", finalizou Dye.
Com chassis Dallara e motor Renault V6, que atinge até 500 cavalos de potência, o carro da World Series incorpora as últimas tecnologias aerodinâmicas utilizadas nos carros de F-1. O efeito solo foi otimizado com o uso de um bico alto e uma asa dianteira côncava. O carro ainda tem vários itens muito similares aos da F-1: freio de carbono, câmbio semi-automático, freio no pé esquerdo, ajustes de acerto, entre outros.
A temporada conta com oito rodadas duplas e uma simples (17 etapas) e passa por importantes circuitos da Europa, incluindo uma prova em Mônaco, junto com a F-1.
Confira o calendário 2011 da World Series by Renault:
Testes pré-temporada:
8 e 9/3: Alcaniz (Espanha)
15 e 16/3: Barcelona (Espanha)
22 e 23/3: Paul Ricard (França)
Etapas:
16 e 17/4: Alcaniz (Espanha)
30/4 e 1/5: Spa-Francorchamps (Bélgica)
14 e 15/5: Monza (Itália)
28 ou 29/5: Mônaco (Monte Carlo)
18 e 19/6: Nürburgring (Alemanha)
2 e 3/7: Hungaroring (Hungria)
20 e 21/8: Silverstone (Inglaterra)
17 e 18/9: Paul Ricard (França)
8 e 9/10: Barcelona (Espanha)