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11/08/2011 09:22

Cesar Ramos liderou testes privados mas não tem motivos para comemorações

Fonte: FGCom


Foto: Paolo Pellegrini

Cesar Ramos


O brasileiro Cesar Ramos, de 22 anos, finalizou nesta terça-feira (dia 9) testes privados com a equipe Fortec Motorsports, no circuito de Snetterton, na Inglaterra, com o melhor tempo. O bom trabalho, que serviu como preparativo para a próxima rodada da World Series by Renault em Silverstone, nos dias 20 e 21, no entanto, não pôde ser comemorado.

A falta de patrocínio pode levar o piloto a ficar de fora das próximas etapas da categoria. "O Cesar é um dos grandes talentos do automobilismo nacional atual e uma das promessas com capacidade para representar bem o Brasil na Fórmula 1 num futuro breve. No ano passado, tornou-se o primeiro piloto do país a conquistar o título da Fórmula 3 Italiana, ganhou um teste com a equipe Ferrari de F1 como prêmio, mas infelizmente isso não se reverteu em patrocínios e apoios. A única empresa brasileira que acreditou no piloto até aqui foi a Fras-le, mas não temos todo o budget para o restante da temporada", revelou Gastão Fráguas, manager do piloto.

"Infelizmente, hoje no Brasil é muito difícil conseguir apoio no automobilismo, o que dificulta o desenvolvimento de novos talentos. Temos oito títulos mundiais na F1, um dos maiores ídolos do país é um piloto de automobilismo (Ayrton Senna) e mesmo assim está cada vez mais complicado buscar resultados lá fora. O Brasil, que sempre foi uma referência no esporte, está perdendo espaço nos últimos anos em virtude da falta de patrocínios", continuou Fráguas.

"Temos pouco tempo até a próxima etapa, mas vamos fazer o possível e o impossível para que o Cesar continue seu caminho no automobilismo europeu", completou o empresário, lembrando que o piloto já conquistou poles neste seu ano de estreia na categoria e pódios entre os estreantes.

Cinco carros participaram dos testes em Snetterton. Ramos fez o tempo de 1min35s08. "Foi um ótimo dia de treino e conseguimos testar vários acertos e partes do carro. Espero que a situação financeira seja resolvida para iniciar uma nova fase em Silverstone e brigar por pódios", finalizou o piloto gaúcho.

As empresas interessadas em apoiar o piloto podem entrar em contato com Gastão Fráguas (gastao@gpmanagement.com.br / 11 9991-3349).

Sobre a categoria - Considerada um dos últimos degraus para a F-1, a World Series by Renault utiliza chassis Dallara e motor Renault V6 de 480 cavalos de potência em seus carros. A categoria já revelou feras como o atual campeão da F-1, Sebastian Vettel, e o polonês Robert Kubica.

Confira os tempos no teste privado (resultado não oficial):
1. Cesar Ramos 1min35s08
2. Alexander Rossi 1min35s57
3. Daniel Zampieri 1min36s2
4. Daniel Mckenzie 1min36s3
5. Sergio Canamasas 1min36s8

  • 11/08/2011 09:26 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Força Cesinha, tudo vai dar certo e um novo apoiador vai aparecer!!! Torcendo....

  • 11/08/2011 09:37 Carlos Giacomello

    Parabéns à Fras-le por acreditar no retorno que o automobilismo pode proporcionar. Uma pena que o Cesar corre o risco de ficar fora. Qual foi o ultimo gaúcho que fez sucesso lá fora? Dizem que aqui temos o melhor automobilismo do Brasil, pois somos apaixonados pelo esporte, mas os Paranaenses e até mesmo os Catarinenses(que nem pista de asfalto tem)obtém muito mais sucesso tanto no automobilismo nacional quanto lá fora.E ainda por cima estão em maior quantidade, enquanto por aqui um que outro consegue apoio para sair das fronteiras gaudérias.
    Falta enxergar o automobilismo como esporte que dá retorno.

  • 11/08/2011 09:40 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Giacomello, uma das coisas que faltam é a imprensa, principalmente o Grupo RBS, que tu bem sabe é o mais forte aqui no RS, abrir espaço para o automobilismo. Levei o Cesar em fevereiro de 2009 para uma entrevista na ZH sobre a participação dele na F3 Européia e até hoje não saiu. Com mais espaço para o automobilismo, as empresas poderiam aparecer e, aí sim, patrocinar alguém. É uma pena, mas a unha encravada de um jogador de futebol tem mais espaço que um piloto gaúcho correndo na Europa e podendo chegar à F1.

  • 11/08/2011 13:35 Carlos Giacomello

    Erno
    E lá em Santa Catarina eles tem um programa de TV sobre o automobilismo na terra num canal a cabo que pertence à RBS. O problema é só aqui.
    Dizem os mais antigos que é por causa de problemas que houveram ha muitos anos,porém sairam todos os que comandavam o automobilismo naquela época e ainda assim a RBS daqui não mudou de ideia.