O gaúcho Cesar Ramos encerrou a sétima rodada dupla da temporada 2011 da World Series by Renault na zona de pontos. Na disputa da 13ª etapa, neste domingo (21) em Silverstone, o piloto da Fortec Motorsports foi o nono colocado e terminou em segundo entre os estreantes, conquistando aquele que seria o seu sexto pódio nesta divisão do campeonato.
No entanto, após verificação técnica, os dois carros do time inglês (do brasileiro e do norte-americano Alexander Rossi, que chegou em segundo) foram desclassificados da prova. Os comissários sinalizaram o uso de uma porca fora do regulamento nas rodas dos carros. Imediatamente, a equipe entrou com recurso, pedindo a revisão da decisão.
Como na prova de sábado (20), a vitória neste domingo ficou mais uma vez com o canadense Robert Wickens, da equipe Carlin, que disparou na liderança do campeonato, agora com 198 pontos.
Ramos partiu da 10ª colocação na prova. Na tomada, com pneus velhos, o piloto era o segundo mais rápido. "Quando paramos para colocar os pneus novos, o acerto não funcionou muito bem e não consegui uma volta boa", relatou o brasileiro de 22 anos.
Na largada, Ramos ainda perdeu duas posições. "Decidi então adiantar a minha parada obrigatória nos boxes para tentar pegar pista limpa e me recuperar. Consegui ganhar três posições e o carro realmente estava muito rápido no final da prova. Cheguei no bolo onde estavam o terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados, mas aqui é difícil passar, então terminei em nono mesmo", continuou o atual campeão da F-3 Italiana.
"Uma pena termos recebido a notícia da desclassificação ao final da prova. Espero que a equipe consiga mudar isso", declarou Ramos, que já registrou duas poles neste seu primeiro ano na categoria, tem três quarto lugares e cinco pódios entre os estreantes.
A próxima rodada da World Series será disputada nos dias 17 e 18 de setembro, em Paul Ricard, na França. Ainda sem contar com o orçamento completo para o restante da temporada, Ramos terá agora algumas semanas para buscar um patrocinador e garantir sua vaga nas corridas finais.
"Em Silverstone, só na quinta-feira tive a confirmação da minha participação na prova. Foi uma semana muito difícil pra mim. Espero que agora consigamos resolver esse problema com antecedência. Vamos continuar a busca por um patrocinador, para ter o orçamento completo para as duas últimas etapas", finalizou.
Visita à fábrica da equipe Lotus Renault da F-1 - Nesta segunda e terça (22 e 23) Cesar Ramos estará ao lado de outros pilotos da World Series visitando as instalações da equipe Lotus Renault GP Team, em Enstone, Inglaterra. "No ano passado, quando fui campeão da F-3 Italiana, ganhei um teste com a Ferrari e tive a oportunidade de conhecer as instalações da equipe em Maranello. Agora, terei a chance de conhecer a estrutura da Lotus Renault e é sempre algo muito interessante", comentou Ramos.
Os pilotos terão palestras, conversarão com o chefe da equipe, Eric Boullier, participarão de media trainning, testes físicos, entre outras atividades.
Sobre a categoria - Considerada um dos últimos degraus para a F-1, a World Series by Renault utiliza chassis Dallara e motor Renault V6 de 480 cavalos de potência em seus carros. A categoria já revelou feras como o atual campeão da F-1, Sebastian Vettel, e o polonês Robert Kubica.