O domingo parecia perfeito para o brasileiro Cesar Ramos no autódromo de Nurburgring, na Alemanha. Em seu primeiro final de semana com a equipe Lotus na World Series by Renault, o piloto conseguiu uma ótima posição no grid para a segunda corrida depois de uma bela apresentação na primeira corrida, no sábado. Partindo da quinta posição, o brasileiro, no entanto, não contava um problema eletrônico, que o impediu de disputar a prova.
"O carro deste ano tem um novo sistema eletrônico, que entra em ação quando o carro roda, por exemplo, e que impede o motor de morrer, acionando o neutro. Como se fosse um modo de segurança. Algum problema no software, fez com que o sistema entrasse em ação na largada e não pude sair do lugar. Vários carros me passaram e só então consegui engatar a marcha e sair. Mas, ainda na primeira volta, o sistema entrou de novo e, na confusão, acabei levando uma batida e fiquei fora da prova", contou o gaúcho, que na corrida de sábado terminou em 12º lugar.
"Foi uma pena, pois nossa classificação foi muito boa e estávamos confiantes. Depois da corrida, a equipe checou o sistema e realmente foi constatado o problema no software. Mas, o lado positivo, é que eles ficaram satisfeitos com o meu desempenho e sabem que não foi um erro meu", completou o gaúcho, natural de Novo Hamburgo.
A vitória neste domingo ficou com o britânico Nick Yelloly, da equipe Comtec. A World Series volta a ser disputada nos dias 14 e 15 em Moscou, na Rússia.
Ramos está garantido na etapa, mais uma vez substituindo o piloto Richie Stanaway que sofreu um acidente na Bélgica. O brasileiro, que corre com o apoio da empresa Fras-le, ainda busca outro patrocinador para conseguir disputar o restante da temporada.
Considerado um dos jovens talentos do automobilismo nacional, Ramos já foi campeão da F-3 Italiana em 2010 e como prêmio realizou um teste pela equipe Ferrari de F-1. No ano passado, correu na World Series pela Fortec e conquistou duas poles.