Com apenas 13 anos, mas com um currículo de "gente grande", o jovem kartista Giuliano Raucci encara uma maratona de provas neste meio de ano. Serão cinco eventos em cinco países diferentes, mostrando que o início de sua carreira internacional está sendo bem intenso.
A primeira parada de Raucci é na Itália, onde disputa a terceira etapa do WSK Euro, em La Conca, nesta semana. Nesta prova em 2011 Giuliano se classificou para Final no Top Ten e terminou em 12º em competição realizada com 89 pilotos.
Após a Itália ele segue para Portugal, mais precisamente para Braga, onde será o representante brasileiro no FIA Academy Trophy, entre os dias 1 e 9 de julho. Raucci, que correrá na Europa com o apoio de patrocinadores como Beta, TW Steel, Queijos Tirolez e Dolly, nunca andou na pista portuguesa.
Assim que a bandeira quadriculada do evento da FIA for tremulada, o brasileiro já embarca em um avião rumo ao Brasil para, a partir do dia 10, participar do Brasileiro de Kart 2012, no kartódromo do Parque Beto Carrero (SC). Até o dia 14 Giuliano ficará na pista catarinense para a competição, da qual, inclusive, foi vice-campeão em 2007 e terceiro colocado em 2011, vencendo duas das quatro baterias do torneio.
A maratona de corridas de kart inclui depois uma viagem rumo à Inglaterra para, entre os dias 15 e 22 de julho, participar do Euro CIK/FIA, também em uma pista que nunca correu. E, depois de uma merecida semana de folga, Giuliano encara a quarta etapa da WSK Euro Round 4, desta vez em Zuera, Espanha, entre os dias 29 julho e 6 de agosto novamente em uma pista que não conhece.
"Com certeza será um grande desafio enfrentar essa maratona de provas, ainda mais as que serão disputadas no exterior. Serão muitas corridas seguidas, mas quero me focar ao máximo para manter meu bom ritmo e pegar o máximo de experiência nos circuitos. Em Zuera, na Espanha, por exemplo, vamos voltar em setembro para a disputa do Mundial", diz Giuliano Raucci, que, nas últimas duas etapas dos campeonatos regionais que disputou em São Paulo, obteve dois segundos lugares nas provas.