A lista de revelações deste torneio é mais do que suficiente para mostrar o quão competitivo é o campeonato europeu e mundial de kart: Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Lewis Hamilton, só para ficar nos mais recentes campeões da F1. Mas é claro que, antes do estrelato, é preciso enfrentar as duras baterias classificatórias em que mais de 120 pilotos em cada categoria buscam uma chance de mostrar que podem seguir a carreira profissional nos carros de fórmula.
É justamente este desafio que uma jovem revelação do kartismo nacional irá enfrentar a partir do próximo dia 19: Giuliano Raucci disputará o Europeu e o Mundial competindo em países como França, Itália, Inglaterra e Espanha. Aos 13 anos de idade (recém-completados na semana passada), ele irá competir na categoria KF3, equivalente a Junior no Brasil.
"Sei que não será fácil, mas a vida de piloto é assim desde o kart. É preciso enfrentar os melhores e acredito que vou aprender isso na Europa", diz o jovem Raucci.
Por falar em escola, o kartista seguirá fazendo jornada dupla, se dedicando intensamente à pilotagem e também aos estudos. O cronograma de corridas já foi alinhado com suas provas em seu colégio no Brasil para que ele não seja prejudicado em seu aprendizado natural.
"Estamos vendo até para remanejar eventuais datas de prova para o Giuliano. Queremos que ele concilie bem os estudos com sua carreira no kart", diz o pai, Rogério.
Giuliano começou cedo sua carreira, aos seis anos de idade. Em 2006, foi campeão paulista na Granja Viana, título que voltou a conquistar em 2007. Neste ano, também foi vice-campeão brasileiro de kart e campeão da Copa do Brasil de Kart. Raucci acumulou outros títulos no ano seguinte, como o bicampeonato na Copa do Brasil em 2009, quando também competiu no exterior e foi vice-campeão do Mundial de Kart Asiático, na Malásia.
No ano passado, além da 3ª colocação no Brasileiro, Giuliano fez sua primeira participação na Europa, no WSK Master na Itália, onde terminou no top-ten. Como preparativo para o campeonato de 2012, competiu no último final de semana no Super Kart Brasil, onde venceu duas das quatro baterias em sua categoria, a Junior.
"Em 2011, Giuliano se saiu muito bem na Europa e chamou a atenção de muita gente, tanto que para 2012 ele será um dos três pilotos de fábrica da Birel (fabricante italiana de chassi de kart) em todas as competições pelo mundo", explica Raucci. "Agora, com 13 anos completos, ele poderá encarar a categoria mais forte, enfrentando pilotos mais experientes e que já conhecem bem as pistas. O plano é mesmo fazer este aprendizado em um campeonato bem competitivo, pois, se a ideia é chegar na F1, é preciso enfrentar a pedreira o quanto antes", completa.
A primeira prova será em Lonato, na Itália, no próximo dia 19. Além de oito provas no Europeu e Mundial de Kart, Giuliano também participará da Copa São Paulo de Kart Granja Viana nas datas que não forem conflitantes e também do Campeonato Brasileiro e Super Kart Brasil.
Principais conquistas de Giuliano Raucci:
2006 - Campeão Paulista da Granja Viana
2007 - Campeão Paulista da Granja Viana
2007 - Vice- Campeão Brasileiro
2007 - Campeão do GP Brasil de Kart
2007 - Campeão Copa do Brasil de Kart
2007 - Campeão Trófeu Dolly Guaraná
2008 - Vice - Campeão Copa São Paulo Granja Viana
2008 - 3º colocado Copa Brasil de Kart
2009 - Vice Campeão Copa São Paulo Granja Viana
2009 - Bi-Campeão da Copa do Brasil
2009 - Vice-Campeão do Red & White Sangari ( Mundial da Asia - Malásia )
2011 - 3º colocado no Brasileiro de Kart
2011 - Top ten WSK Master (Itália)