Campeão pan-americano em 2000, vencedor de duas 500 Milhas Granja Viana – a segunda na edição realizada no último sábado – o paulista Lucas Di Grassi, 25 anos, é mais um kartista que chega à Fórmula 1.
Di Grassi competirá pela inglesa Manor, equipe pela qual ele já correu no GP de Macau de Fórmula 3 em 2005, quando foi o vencedor.
Segundo o site Grande Prêmio, Lucas assinou contrato com a Manor no dia 30 de novembro, logo após disputar o Desafio das Estrelas. Ele viajou para a Europa no dia 29 para testar com a Renault na Espanha e, no caminho, fez escala na Inglaterra para assinar contrato.
Lucas Di Grassi chega à Fórmula 1 com patrocínio da Unilever e terá no carro da marca do shampoo Clear.
O paulista junta-se a Felipe Massa, Rubinho Barrichello e Bruno Senna – todos de São Paulo – e é o quarto brasileiro na Fórmula 1 em 2010.
Nascido em São Paulo no dia 11 de agosto de 1984, Lucas começou sua carreira no kart em 1997, quando tinha 13 anos, apoiado por seu pai Vito. Logo ele foi campeão bandeirante e paulista do interior. Em 1998 foi campeão sul-americano e em 2000 garantiu o Pan, em Curitiba, no Raceland.
Já na Fórmula Renault, ele foi campeão brasileiro em 2002 e no ano seguinte, 2003, foi vice na Fórmula 3 Sul-Americana. A partir daí sua carreira se direcionou para a Europa, quando foi, em 2004, escolhido entre cerca de 100 pilotos de todo o mundo para integrar o programa de desenvolvimento de jovens pilotos da Renault.
Em 2005 venceu o tradicional GP de Macau de F3, repetindo Ayrton Senna e Maurício Gugelmin e superando o polonês Robert Kubica e o alemão Sebastian Vettel.
A Lucas Di Grassi os parabéns do Kart Gaúcho, nossa torcida e de todos os brasileiros, especialmente dos kartistas.