Após passar em sua última rodada pelo leste europeu, a competição mais importante da montadora de veículos francesa Renault chega, pela primeira vez na temporada, ao seu território. No Autódromo de Paul Ricard, a cidade de Le Castellet, no sul da França, receberá a penúltima rodada da World Series by Renault.
O piloto brasileiro Lucas Foresti (Radiex | Breda | Piracicabana Cargas), que compete pela também francesa equipe DAMS, terá o desafio de correr “em casa”. Morando na cidade de Le Mans desde o início do ano, o piloto natural de Brasília já esteve em outras oportunidades na pista de Paul Ricard. Em sua visita mais recente, na pré-temporada deste ano, Foresti aproveitou ao máximo a experiência de seu time para andar muito na pista e passar a maior quantidade de informações possíveis para os técnicos e engenheiros da equipe.
O Autódromo de Paul Ricard é considerado como um modelo da FIA para os padrões atuais. A pista conta com curvas de diferentes ângulos, uma grande reta e todas as áreas de escape são em asfalto. Nestas áreas, faixas pintadas no solo, determinam o tipo de asfalto naquele trecho. Quanto mais afastado do traçado ideal, mais áspero e aderente é o piso, a fim de realmente diminuir a velocidade dos carros. Com infraestrutura invejável e manutenção perfeita, a pista por vários anos recebeu apenas testes e por, tudo isso, recebeu da FIA a indicação HTTT (High Tech Test Track), que em inglês significa pista de testes de alta tecnologia. A World Series competiu por lá pela primeira vez no ano passado. O recorde da pista para a classe F-Renault 3.5 foi estabelecido com o tempo de 1m53s392, porém, certamente será quebrado nesta temporada pelos novos carros.
“Estou muito animado para este final de semana. Estamos em um período de evolução na temporada e, com muito trabalho, tenho conseguido baixar bastante os meus tempos e já estou com voltas quase similares às estabelecidas pelos pilotos mais velozes do grid. Aqui em Paul Ricard eu tive minha melhor posição de treino no ano, encerrando os testes com o nono tempo. Meu objetivo será o de ficar ainda melhor e, com isso, buscar minha melhor participação no ano. Além disso, existe previsão de chuva para o final de semana que, para o meu gosto, sempre é muito bom”, destacou o piloto de 20 anos.
Confira abaixo a programação completa do final de semana (Horário de Brasília):
-> Todas as atividades terão live-timing no site de Lucas: www.lucasforesti.com.br <-
Sexta-feira (28 de setembro):
04:50 - 06:05 - Treino Livre 1
09:45 - 11:00 - Treino Livre 2
Sábado (29 de setembro):
03:25 - 03:55 - Tomada de Tempos 1
07:00 - 07:50 - Corrida 1 (VT- BAND SPORTS - 11:30h.)
Domingo (30 de setembro):
05:10 - 05:40 - Tomada de Tempos 2
10:45 - 11:30 - Corrida 2 (VT - BAND SPORTS - 19h.)