publicidade
13/09/2010 09:53

Lucas Foresti terminou em Monza temporada de crescimento na GP3

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Terminou neste domingo (12) a temporada inaugural da mais nova categoria do automobilismo internacional, a GP3 Series. Criada para fazer parte da programação da F-1 nas corridas da Europa, a classe contou neste primeiro ano com mais de 30 jovens que buscam um lugar na principal modalidade do automobilismo.

Piloto titular da equipe Carlin no Campeonato Britânico de F-3, o piloto brasileiro Lucas Foresti foi convidado por Trevor Carlin, chefe do time, a disputar as corridas desta temporada da GP3 que não fossem coincidentes com seu calendário da F-3.

Apesar de sua pouquíssima experiência e de ser um dos mais novos pilotos do grid, o brasileiro que, no início da temporada tinha apenas 17 anos, aceitou o convite e partiu para o desafio de um carro totalmente novo, com motor turbinado, câmbio de borboletas e principalmente contra adversários muito mais experientes que ele.

Já em sua primeira corrida, na rodada inaugural em Barcelona, na Espanha, Foresti mostrou todo o seu potencial ao chegar ao segundo lugar e figurar entre os primeiros na tabela de classificação.

Desta primeira corrida até este final da semana a classe teve ao todo 16 provas em oito rodadas duplas. Foresti, em virtude de coincidência de datas com a F-3, disputou apenas cinco eventos, mas, mesmo assim, trouxe para a sua equipe o melhor resultado do ano na prova da Espanha.

Neste primeiro ano a classe contou também com a participação de outros três concorrentes do país, todos eles com no mínimo três anos de experiência em carros de Fórmula, e Lucas foi o segundo melhor representante do país, terminando a temporada com 7 pontos.

“Quero agradecer imensamente a toda a minha família, que me deu grande apoio e força para encarar este desafio de disputar dois campeonatos simultâneos na Europa. Agradeço também ao esforço e profissionalismo de toda a equipe Carlin, em especial ao Trevor, por ter acreditado em mim e ter me dado a oportunidade de  representar as cores de seu tradicional time em um campeonato tão visado. Por fim, não posso deixar de lembrar das pessoas que fizeram parte da minha formação como piloto, caso do Galego, Dibo, Luiz Moro e todos da equipe Cesário Fórmula. Foi uma temporada de muito aprendizado e que certamente levarei comigo para o resto de minha carreira”, disse o piloto.

Etapa da Monza poderia ter sido melhor
Apesar da boa expectativa de Lucas para esta última etapa do ano, suas pretensões não se realizaram neste final de semana, muito em virtude de problemas de pista. Como nunca havia andado no traçado italiano de Monza, Foresti utilizou todo o treino livre para se familiarizar com a pista e determinar pontos de frenagem e aceleração.

No início da tomada de tempos o piloto passou a melhorar seu tempo gradativamente e, ao final, quando vinha numa volta com suas duas melhores parciais, um concorrente escapou da pista à sua frente fazendo-o frear e perder a volta que indicava lhe dar um lugar entre os dez primeiros. A classificação foi encerrada e Lucas ficou apenas com o 18º tempo.

Envolto nas disputas do pelotão intermediário, Lucas fez duas corridas muito aquém do esperado. Na primeira prova, desviando dos vários acidentes que aconteceram na corrida, Foresti conseguiu finalizar a disputa na 20ª posição. Na prova deste domingo, por sua vez, sua participação foi limitada a apenas três voltas. Em um dos pontos de maior frenagem do circuito, na chicane, um dos concorrentes acertou em cheio o carro do brasileiro fazendo-o abandonar a última corrida do ano.

“Foi uma pena estas coisas que aconteceram nesta corrida. Eu queria ter terminado a temporada de forma melhor, principalmente porque conseguimos um bom acerto para o carro. Mas corridas são assim mesmo. Muitas variáveis fazem parte do jogo e estou satisfeito principalmente porque consegui fazer um bom trabalho no balanço geral da temporada”, encerrou o brasiliense de 17 anos.

Muita velocidade ainda na Europa
Finalizada a temporada da GP3, Foresti volta suas atenções de forma exclusiva para a última etapa do Britânico de F-3.

Nesta semana o piloto participará de treinos da equipe Carlin na pista de Pembrey, no Norte da Inglaterra e, na próxima semana estará em Rockingham, nos testes coletivos da categoria.

A última corrida do Britânico de F-3 será disputada no Autódromo de Brands Hatch, ente os dias 24 e 26 de setembro. 

  • Não há comentários cadastrados até o momento!