Neste final de semana o Kartódromo de Val D’Argenton, na França, recebeu as atividades da segunda etapa da série europeia do WSK, uma das mais importantes competições do kartismo mundial. Com quase 200 competidores inscritos, dos quais 58 apenas na classe KF3, o piloto Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil | Tear Têxtil | Aethra | ART | Lalubema) conseguiu se destacar, chegou a estar no Top 10 e finalizou a competição na 14ª posição.
Competindo pela equipe oficial da ART Grand Prix, Serginho teve como desafio inicial a adaptação aos pneus, motores e estilo de pilotagem completamente diferentes do que ele encontra no Brasil. Os compostos de pneus muito mais macios proporcionam uma forma de pilotagem completamente distinta, uma vez que são mais aderentes e, com isso, o piloto pode frear bem mais tarde e contornar as curvas de maneira mais veloz.
As atividades tiveram início ainda na quarta-feira. De forma gradativa, Serginho foi melhorando rapidamente seus tempos e, com confiança, a cada entrada na pista descobria formas de ser um pouco mais rápido que antes. Com isso, ele conseguiu finalizar as sessões livres já com tempos entre os Top 20.
Na sexta-feira foram realizadas as sessões classificatórias, quando os pilotos foram divididos em grupos. Porém, para azar de Sette Câmara, ele foi sorteado para o último grupo e, entre eles, começou a chover. Com uma diferença de tempo de volta enorme em relação a alguns concorrentes, ele conseguiu registrar o 35º tempo na classificação geral.
A disputa do WSK é realizada por meio de corridas classificatórias em que o competidor vai somando pontos para a formação do grid dos 34 pilotos que seguem para as finais. Nestas quatro provas Sette Câmara conseguiu finalizar sempre entre a décima e a 15ª posições, o que lhe rendeu, para a corrida Pré-Final, a 21ª posição para a largada. Nesta prova, de forma muito veloz e com ultrapassagens espetaculares, ele conseguiu ganhar 14 posições e finalizou a prova no sétimo lugar. Porém, os comissários analisaram que uma de suas manobras foi mais agressiva que o normal e o penalizaram em dez segundos, fazendo com que largasse apenas na 29ª posição da corrida final.
Na última e decisiva corrida do final de semana, então, Sette Câmara colocou em prática tudo o que desenvolveu durante os cinco dias da competição. Extraindo o máximo de si e do equipamento, foi superando vários adversários até, enfim, receber a bandeirada na 14ª posição. O italiano Lorandi Alessio venceu a corrida.
“Foi uma experiência muito boa. Sinceramente, quando saí do Brasil, achei que seria muito difícil me classificar para as finais já nesta primeira prova. Mas, com o completo apoio de toda a equipe e o suporte de meu coach André Nicastro, conseguimos melhorar sempre a mim mesmo e o kart. Infelizmente a penalização na Pré-Final acabou por me tirar, talvez, até mesmo a chance de lutar para um lugar no pódio. Na próxima, com certeza, vou atrás disso”, encerrou o piloto de 13 anos.
A próxima participação de Sette Câmara na Europa será no mês que vem. Entre os dias 21 e 24 de junho, na cidade de Muro Laccese, na Itália, o piloto disputará a terceira etapa do WSK Euro Series.