O último final de semana foi movimentado no kartismo europeu. As categorias KF2 e KF3 definiram os finalistas do Campeonato Europeu de Kart, que será realizado no início de julho, em Genk, na Bélgica.
Ao todo, 390 pilotos disputaram uma das 180 vagas disponíveis no final de semana. As classificatórias para o Campeonato Europeu foram realizadas, simultaneamente, em três pistas diferentes. Brandon, na Inglaterra, Wackersdorf, na Alemanha, e Thy, na Dinamarca.
As 180 vagas foram divididas em 90 para cada categoria. Sendo distribuídas entre as praças da seguinte forma: Inglaterra: 26 (KF2) e 30 (KF3); Alemanha: 36 (KF2) e 30 (KF3); Dinamarca: 28 (KF2) e 30 (KF3).
Três pilotos da América do Sul disputaram a classificatória do Europeu. Na Dinamarca, o tocantinense Marco Túlio disputou a competição na categoria KF2 e não conseguiu classificação para a final. O piloto participou da prova com chassi Energy e motor TM. O argentino José Antônio Olmedo, não conquistou sua vaga na Alemanha, disputando as provas com um chassi Tony Kart e motor Vortex, também na categoria KF2. Também na Alemanha, o paulista Erik Gasparini (Birel / BMB), disputou a classificatória na categoria KF3 e conquistou uma vaga. Gasparini, inclusive, foi um dos grandes destaques na categoria. O piloto se classificou na 21ª posição.
O mineiro Guilherme Silva, que estava inscrito para disputar a prova na Inglaterra, não conseguiu embarcar para a Europa por motivos pessoais, e ficou de fora da competição. Silva era uma das apostas brasileiras da classificatória, já que tem se destacado bastante nas competições européias. O piloto é competidor oficial da Tony Kart Júnior Team. Seus companheiros de equipe, Chris Lock e Luke Varley, conquistaram as vagas.