O piloto de kart Victor Uchôa esteve impossibilitado de extrair a máxima qualidade técnica que possui na 4ª etapa do WSK Master Series, que foi encerrada no último domingo (5) em Siena, na Itália. O kartista teve febre e infecção intestinal, seguidos de vômitos, problemas que foram determinantes para o potiguar deixar a etapa ainda nas classificatórias.
Por outro lado, Victor mostrou muita classe durante a preparação e chegou a ficar entre os 15 primeiros em um treino marcado pela forte chuva, provando a qualidade diante dessas circunstâncias e superando, até mesmo, o objetivo traçado inicialmente, que era o de se classificar entre os 34 melhores na prova que conta com 85 seletos pilotos.
“Esse resultado foi marcante. Consegui ficar entre os 15 melhores pilotos do mundo, quando tinha como objetivo estar entre os 34, que são os kartistas que participam da final. Infelizmente, voltei a adoecer nos dias seguintes e tudo complicou”, disse o piloto Victor Uchôa, que é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Unimed Natal, Faculdade dos Guararapes, Hotel Sombra e Água Fresca, Ster Bom, Livraria Câmara Cascudo, Escola Lápis de Cor e Banco do Nordeste.
Logo depois de conseguir essa grata surpresa, o kartista voltou a sofrer com as doenças que marcaram a semana. Apesar disso, ele não aceitou abdicar da prova, mesmo a contragosto da equipe, já que estava motivado, devido ao resultado nos treinamentos. Os problemas de saúde, porém, foram mais fortes e Victor não conseguiu o habitual desempenho, ficando fora da pré-final.
“Ele estava sem força, pois a infecção intestinal foi muito grave e ele perdeu três quilos. Vamos esquecer essa prova e lutar por um bom desempenho agora no Brasileiro, que acontece em julho”, disse Gláucio Uchôa, pai e empresário do piloto.
Outro fator que dificultou o desempenho foram alguns erros cometidos pela AB MotorSports, como o equívoco de não repetir o motor que contribuiu para o bom desempenho de Victor nos treinamentos. “Decidimos que vamos trocar de equipe, pois considerei que houve falhas recorrentes”, avisou Gláucio.
O piloto agora deverá entrar em um momento de recuperação com total descanso, para depois iniciar a preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá de 11 a 16 de julho no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo.
Victor é o atual campeão brasileiro da categoria Mirim, mas mudou de classe e vai competir nas categorias Cadete e Super Cadete. Como se trata de um desafio novo, o piloto sabe que não entrará como favorito, mas espera lutar pelos dois títulos. “O pessoal está trabalhando forte para o Campeonato Brasileiro e alguns já competem na Cadete, assim como treinam frequentemente em Interlagos. Por isso, não posso garantir que vou ser campeão, mas prometo lutar muito por isso”, disse o kartista.