Neste final de semana, dias 26 e 27, o piloto brasileiro Lucas Foresti (Carlin Team) esteve em Valência, na Espanha, onde no circuito de rua da cidade participou das atividades da terceira rodada do campeonato da GP3 Series.
Lucas, que nesta temporada divide seu tempo entre o Campeonato Britânico F-3 e a GP3, chegou à Espanha na semana anterior quando, nos dias 17 e 18, participou dos treinos coletivos da classe no autódromo da cidade.
As atividades oficiais da competição, que foram realizadas juntamente ao GP da Europa de F-1, tiveram início na sexta-feira, dia 25, com um treino de reconhecimento do traçado, que teve a duração de 30 minutos. Sem ter a possibilidade de se familiarizar mais ao circuito, Lucas e a equipe Carlin encontraram certa dificuldade de adaptação à complicada pista instalada na região portuária da cidade. Assim, sem conseguir um acerto ideal, Foresti seguiu às escuras para a tomada de tempos e, com o tempo de 2m00s880 ficou apenas com o 30º tempo para a largada da primeira corrida.
A primeira prova foi disputada no início da tarde de sábado. Lucas, após uma boa largada, se posicionou de forma a atacar os adversários e tentar uma corrida de recuperação. Porém, com uma dificuldade de ultrapassagem impressionante, o piloto da equipe Carlin não conseguia superar seus adversários em virtude, também, do desenho da pista. Com muito arrojo Lucas ainda conseguiu ganhar algumas posições, mas não o suficiente para lhe colocar na zona de pontuação. Ele recebeu a bandeirada na 21ª posição. Esteban Gutierrez venceu.
A segunda prova, disputada na madrugada de domingo, parecia melhor para Lucas. Mais uma vez ele conseguiu fazer uma boa largada e desviar dos acidentes da primeira volta. Porém, quando disputava a 17ª posição com Renger Van der Zande, da equipe Mücke Motorsport, acabou sendo fechado pelo concorrente, o que ocasionou a quebra da asa dianteira de seu carro. Sem sustentação aerodinâmica Foresti teve de ir aos boxes para trocar a peça e, com isso, perdeu muito tempo. O piloto brasileiro ainda voltou para a pista, mas sem qualquer chance de lutar por melhores posições. Lucas terminou a corrida na 28ª posição e Nico Muller venceu.
“Sinceramente foi o meu pior final de semana do ano. Tudo deu errado. A equipe não conseguiu acertar o carro, teve a batida na segunda corrida, vários toques e corridas muito confusas. Fica o aprendizado, mas, realmente, temos muito que conversar entre eu, o Pupo Moreno e, principalmente, o pessoal da equipe, para que alguns equívocos não voltem a acontecer. A Carlin é uma das mais competentes equipes do automobilismo mundial e tenho certeza que iremos superar isto e, novamente, lutar por vitórias nas próximas corridas”, encerrou o brasileiro de 18 anos.