Neste final de semana, entre os dias três e seis de maio, o piloto Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil | Tear Têxtil | Aethra | ART | Lalubema), de Belo Horizonte, estará na cidade de Val D’Argenton, na França, onde participará de sua primeira competição oficial na Europa, a segunda etapa do WSK - Euro Series.
Convidado pela equipe oficial da ART Grand Prix o piloto irá competir nesta que, atualmente, é a principal competição do kartismo europeu. Devido à crise que a maioria dos países do velho continente vem atravessando, nem mesmo tradicional Campeonato Europeu conseguiu manter seus pilotos e, na última semana, realizou uma etapa com apenas uma categoria.
Com um impressionante retrospecto com os chassis da ART, Sette Câmara chamou a atenção dos executivos da empresa no Brasil (Rafael Sportelli e Djin Andrade) que, diante do sucesso do garoto, o apresentaram para a sede do time, na França, que acolheu o adolescente de 13 anos para representá-los também por lá. Serginho irá competir na classe KF3, para pilotos de até 15 anos, e que nesta etapa terá 67 concorrentes.
Apesar dos karts utilizados serem semelhantes aos usados no Brasil, Sette Câmara deverá sentir grande diferença com relação à pista, clima e, principalmente, pneus. O kartismo europeu utiliza compostos de borracha super macios, o que torna os equipamentos bem mais aderentes e velozes em curvas. Este fato acarreta um grande “emborrachamento” das pistas, tornando a forma de condução do kart bastante diferente do que é vivenciado por aqui.
“Estou muito feliz por ter esta oportunidade. Esta será a minha primeira corrida na Europa, onde o kartismo é o mais competitivo do mundo. Não posso me impor grandes pretensões, mas acredito que se conseguir me classificar para as corridas finais já terá sido um grande resultado. Vou trabalhar com este objetivo”, afirmou o piloto de 13 anos.
A programação oficial do WSK teve início ontem, quarta, com cinco sessões de treinos livres. Hoje a programação será repetida. Na sexta-feira os karts tomam a pista para mais dois treinos e a tomada de tempos, que acontecem na parte da tarde. O sábado é completamente dedicado às corridas classificatórias e, ao final do dia, apenas os 36 melhores classificados seguem para as atividades de domingo, compostas pelas corridas Pré-Final e Final.