O kartista potiguar Victor Uchôa está pronto para o último desafio do ano. O piloto embarcou nesta segunda-feira (5) para a cidade de El Vendrell, região metropolitana de Barcelona, na Espanha, onde participa da Copa dos Campeões de Kart.
A Copa dos Campeões acontece em um dos kartódromos mais tradicionais da Europa. Nessa prova, ele será o piloto número 2 da equipe Marlon Kart, que também conta com o kartista Eliseo Martinez.
A prova encerrará o calendário de competições de Victor no ano de 2011. Nesse ano, o kartista pôde comemorar muitas alegrias e espera conseguir mais uma nessa prova em El Vendrell.
Em 2011 Victor estreou no circuito WSK Master Series, considerado o mais importante do kart mundial, e conseguiu inclusive a classificação para a final em uma das etapas. Ele ainda conseguiu o título da Taça Portugal e fez uma participação no Campeonato Brasileiro. Para competir nessas provas, o piloto contou com os patrocínios do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Unimed Natal, Faculdade dos Guararapes, Hotel Sombra e Água Fresca, Ster Bom, Livraria Câmara Cascudo e Escola Lápis de Cor.
A Copa dos Campeões também encerra, anualmente, o calendário de atividades do kartismo mundial e é também a competição mais importante realizada na Espanha. Por isso, conta com pilotos de grande nível técnico. O evento envolve todas as fábricas de chassi do mundo, o que mostra a importância dada pelas marcas à competição.
“Sei o quanto vai ser difícil essa competição. Grandes pilotos vão estar presentes na Copa dos Campeões. Quero estar entre os melhores, sei que será difícil, mas vou batalhar muito por isso”, declarou Victor Uchôa.
A competição também deve marcar a despedida dele da fábrica CRG. Ele está com conversas avançadas com a Birel e pode formalizar a mudança de equipe na viagem ao continente europeu. Victor inclusive realizou recentemente a disputa da Taça Portugal pela Birel e o resultado foi excepcional. Ele recebeu toda a assistência necessária durante a prova e conquistou o título internacional, que foi o seu primeiro título fora do Brasil.
Com essa conquista, o kartista de 10 anos também se tornou o brasileiro mais jovem com um título na Europa. Dessa forma, ele não poupa elogios à equipe Birel, que foi uma verdadeira parceira nesta conquista. “Tudo que precisei para realizar uma boa prova foi dado pela equipe. Então, não tenho do reclamar. Tenho interesse sim em mudar de equipe, restando apenas as negociações entre meu pai e empresário, Gláucio Uchôa, com a Birel”, admite o jovem piloto.
Outro ponto que contribuiu para Victor conquistar o título em Portugal foi o tempo chuvoso. Especialista nessas condições climáticas, Uchôa torce para que a cena se repita na Espanha. No entanto, caso a prova seja marcada por um tempo limpo, o kartista também se sente preparado.
“A preferência é pelo tempo chuvoso, mas, caso não venha, estou preparado para a luta. Sei que vai ser difícil, mas quero realizar uma grande prova na Espanha”, declarou Victor Uchôa, que também está se preparando para enfrentar o tempo frio na Europa.