O brasileiro Victor Guerin venceu na manhã deste domingo (06) a quarta etapa do Campeonato Italiano de Fórmula Abarth, disputada no circuito de Magione - a pouco mais de 200 km da capital Roma, na região central do país. Foi a primeira vitória dele na nova categoria, que estreou na temporada 2010 reunindo 36 participantes e vem sendo considerada a grande sensação do ano entre os campeonatos de base europeus.
Largando da pole position, Victor liderou todas as 19 voltas da corrida e em nenhum momento foi pressionado pelos adversários. "Foi uma vitória que valeu por dois, já que Magione foi a pista em que tivemos nosso pior desempenho na pré-temporada", disse o brasileiro. "Este final de semana começou bastante difícil, mas a equipe fez um excelente trabalho e conseguimos evoluir para essa vitória", resumiu o piloto.
A vitória deste domingo representou, também, o primeiro triunfo de Guerin no automobilismo europeu depois de apenas quatro corridas. "É até difícil de explicar a felicidade que estou sentindo por conquistar esta vitória na Europa. Sem dúvida ela representa um passo muito importante para a minha carreira, e a superação de uma grande", comentou o brasileiro, de apenas 18 anos de idade.
A vitória de um estreante não só na categoria, mas também no automobilismo europeu enfatizou a importância do trabalho de pré-temporada que a Fórmula Abarth proporcionou a seus pilotos. Em seu anos de estréia, a categoria segue ganhando status na Europa e em Magione precisou ter uma prova de repescagem para definir os 28 pilotos que formaram o grid de largada.
"Sem dúvida a Fórmula Abarth foi a melhor escolha para essa minha entrada na Europa", admitiu Victor Guerin. "Conseguimos fazer muitos treinos e passamos praticamente dois meses, entre o lançamento da categoria e a primeira etapa, treinando em quase todas as pistas do calendário. Tudo isso foi fundamental para eu conseguir essa vitória hoje", finalizou o brasileiro.
A outra vitória do domingo em Magione ficou com o francês Brandon Maisano, piloto que teve uma passagem de sucesso pelo kartismo europeu. Nessa corrida, Victor Guerin chegou em quinto. Os resultados do final de semana representaram os primeiros pontos do brasileiro no campeonato. Agora ele ocupa o sétimo lugar na classificação geral, com 21 pontos, sem que sejam levados em conta os dois descartes previstos pelo regulamento. O líder é o italiano Raffaele Marciello, que abandonou a prova deste domingo após um acidente e soma 45.