Na próxima sexta-feira (23), quando o primeiro treino livre para a etapa de abertura da temporada 2010 começar, nascerá a mais nova categoria de base do automobilismo europeu. É a Fórmula Abarth, torneio italiano apoiado pela Fiat que sucede a agora extinta Fórmula Azzurra. A nova classe vai utilizar carros fabricados pela Tatuus - a mesma empresa que fabrica os modelos da Fórmula Renault em alguns países; e os motores denominados FTP Racing 1.4l Fire Turbo, que darão 180 cavalos de força para esses monopostos.
A nova categoria foi apresentada pelos organizadores italianos em outubro do ano passado. Com uma filosofia de oferecer um carro moderno - seguindo as mais recentes normas de segurança impostas pela FIA - a um custo reduzido, a Fórmula Abarth logo atraiu a atenção de equipes e pilotos. Prova disso é que mais de 30 carros participaram das últimas sessões de testes coletivos neste ano; e a expectativa é de um grid cheio e equilibrado na estreia em Misano.
Um dos representantes brasileiros nessa primeira temporada da Fórmula Abarth, será o paulista Victor Guerin, de 18 anos de idade. Com passagem pela Fórmula 3 Sul-Americana Light em 2009, quando fez sua estreia no automobilismo, Guerin chega à Europa competindo pela equipe JD Motorsports, uma das principais forças durante a pré-temporada da Fórmula Abarth. A equipe liderou, ora com Guerin, ora com o italiano Rafaelle Marciello, a maior parte dos treinos coletivos; e se colocou entre as favoritas à vitória neste fim de semana.
"Toda estreia é cercada por uma certa tensão. Mas estou confiante no desempenho da equipe. Conseguimos trabalhar muito bem com o carro na pré-temporada e agora o objetivo é traduzir todo esse trabalho em pontos no campeonato, de preferência subindo ao pódio na primeira corrida do ano", aponta Guerin, que já conheceu a pista de Misano durante a fase de treinos de inverno na Itália.
O circuito fica na costa leste da Itália, próximo do Mar Adriático e a cerca de 130 km da cidade de Bolonha. Inaugurada em 1969 com 3.488 metros de extensão, a pista passou por uma série de reformas ao longo da sua história até chegar ao modelo atual: com 4.226 metros e sentido anti-horário, que é palco de etapas do mundial de MotoGP e de Super Bike.
Os treinos para a abertura da Fórmula Abarth 2010 começam nesta sexta-feira. Cada final de semana do torneio terá duas corridas, cada uma com 23 minutos mais uma volta de duração. Confira o calendário da categoria:
1ª etapa - 25 de abril - Misano
2ª etapa - 06 de junho - Magione
3ª etapa - 04 de julho - Imola
4ª etapa - 29 de agosto - Varano
5ª etapa - 26 de setembro - Vallelunga
6ª etapa - 10 de outubro - Mugello
7ª etapa - 24 de outubro - Monza