O piloto Victor Uchôa (Unimed Natal/ Ster Bom/ Livraria Câmara Cascudo/ Sacolão/ Lápis De Cor/ Casa Norte Atacado/ Faculdade dos Guararapes/ Hotel Sombra e Água Fresca) encerrou sua temporada de competições internacionais de 2010 neste domingo (5), na Copa dos Campeões na Espanha. Victor fez uma grande corrida de recuperação, que chamou a atenção do público espanhol. Com o tempo fechado e com temperatura de 4 graus, Victor conquistou, em menos de 12 voltas, mais de 15 posições, ultrapassando mais de um piloto por volta.
Uchôa largou na 15º posição e já ganhou quatro colocações na primeira curva, ficando em 11º. Uma colisão fez com que o pequeno piloto caísse para 33º o lugar. Neste momento destaque para o grande trabalho de recuperação de Victor. “O detalhe é que a corrida tinha apenas 12 voltas, muito curta. Então, passei mais de um por volta, mesmo sendo a primeira vez que corria no Kartódromo de Barcelona. Todos me parabenizaram”, conta Victor, que fez melhor tempo de volta do que o 3º colocado da competição.
Nesta disputa, Victor foi procurado por um dos jornalistas mais prestigiados da Espanha, Victor Seara, que fez questão de conhecer de perto o trabalho do jovem piloto. A Copa dos Campeões foi a última competição do ano para o potiguar. Em fevereiro de 2011, ele abre temporada na Itália. Esta foi a nona vez no ano que Uchôa participou de uma prova no continente Europeu.
A competição aconteceu na região da Catalunha e Victor foi o único representando brasileiro. Ele enfrentou outros 50 kartistas de países europeus da categoria Alevin. “Acho que representei o Brasil a altura. Acelerei muito e consegui recuperar 15 posições em pouquíssimas voltas. Estou feliz com o resultado”, disse o piloto, que acredita que esta competição foi uma das mais emocionantes da sua vida, mesmo tendo ficado longe do pódio.
Victor tem grande habilidade em asfalto molhado e torceu muito até a hora da largada para a chuva chegar. “O tempo estava fechado. Queria demais que tivesse chovido muito. Isso para mim teria sido ótimo”, explicou. A Copa dos Campeões foi organizada pela Federação Espanhola de Automobilismo e foi um campeonato prova única.
Em Barcelona, o piloto contou na sua equipe com profissionais de ponta, como o mananger Luis Dalman. Além disso, Uchôa ainda correu num kart com o chassi Fernando Alonso (FA Kart), de motor Puma 60cc.
FUTURO
A expectativa para 2011 não podia ser melhor, conforme explica o pai do piloto, Gláucio Uchôa. “O calendário do ano que vem está repleto, com as principais corridas de kart do mundo. Victor vai estar em todas”, explica Gláucio. Destaque para a WSK Master, na Itália, em que Victor vai participar de todas as etapas. Neste campeonato, só correm pilotos de fábricas e o potiguar ainda está definindo por qual fábrica irá correr.
Gláucio ainda enfatiza um convite que recebeu na Espanha que pode mudar bastante a sua amplitude na modalidade em 2011. “Victor recebeu um convite da Federação Espanhola para representar no próximo ano a Espanha nas competições”, conta. A Confederação Brasileira de Automobilismo não tem acordos com federações européias, por isso Victor corre, mas não pode pontuar nos campeonatos.