A primeira competição internacional de Victor Uchôa como campeão brasileiro da categoria Mirim 2010 foi finalizada neste domingo (10) com um resultado inédito para um potiguar. O piloto apoiado por Unimed Natal/ Ster Bom/ Livraria Câmara Cascudo/ Sacolão/ Lápis De Cor/ Casa Norte Atacado/ Faculdade Dos Guararapes/ Senscience/ Hotel Sombra e Água Fresca) garantiu a terceira colocação no Baltar Kart Cup, em Portugal. Ele disputou a 5ª etapa e última da temporada lusitana, ocasião em que terminou a bateria oficial em terceiro, colocação suficiente para assegurar lugar ao pódio. O natalense treinou com chuva, mas na prova o tempo melhorou, o que acabou dificultando o ajuste do kart.
O piloto questionou procedimento ético da organização da prova. “Na primeira bateria fui penalizado com a perda de dez segundos por ter colocado pneu na linha branca. Mas na segunda bateria, os outros pilotos fizeram o mesmo. Temos até filmagem do que aconteceu, mas a organização da prova não puniu. Deveriam ter agido da mesma forma. Caso houvesse a punição eu poderia até conquistar o título. O resultado em Portugal só não será homologado em razão da Federação Portuguesa de Automobilismo não ter reconhecido a minha pontuação. A CBA fez a parte dela, mas faltou entendimento para registrar essa conquista. Pelos pontos que assegurei fiquei em terceiro. Vale lembrar que não competi na primeira prova”, relata Victor.
A prova do Baltar Kar Cup será transformada no Campeonato Português em 2011. A competição serviu como preparação do seu maior desafio. Nesta segunda-feira (11), Uchôa treinou em Porto e hoje embarca para Milão, onde entrará na pista para participar de treinos oficiais da final mundial Easy Kart no dia 13, ajustando o kart e o sonho de fazer bonito no cenário onde vive e respira automobilismo.
O maior desafio da carreira de Victor Uchôa terá 115 pilotos. É uma prova que chama atenção de todo o mundo pela descoberta de novos talentos do automobilismo. O mundial, o Easykart, será realizado no dia 17 de outubro.
O padrão de organização do evento será do mais alto nível. O evento será transmitido ao vivo para a rede de televisão italiana. São esperados mais de 50 jornalistas especializados, além de 20 equipes de veículos de comunicação impressa e televisiva.
Estarão participando 21 países, como por exemplo, a Venezuela, Inglaterra, República Checa, Polônia, Estados Unidos, Colômbia, Portugal e Brasil.