Um ano de muitas realizações e conquistas, além de promessas que tendem a alavancar ainda mais a carreira de um jovem piloto. Para Victor Uchôa o bom resultado na temporada de 2010 proporcionará momentos ainda maiores em 2011. Depois de comemorar 10 anos no último sábado (1), o jovem põe em prova o seu talento para consolidar a sua carreira internacional.
Num misto de grandes vitórias e injustiças, as competições na Europa garantiram experiência e amadurecimento ao piloto genuinamente potiguar. Portugal, Espanha, Itália se tornaram palcos de grandes aprendizados e promessas de futuras conquistas. “No Baltar Kart Cup, em Portugal, acabei sendo desprestigiado por ter nacionalidade estrangeira. Mas mostrei na pista o meu talento brasileiro, vencendo duas provas da competição”, disse o piloto.
No Campeonato Mundial Easykart, em Milão, Victor Uchôa garantiu o segundo lugar para o Brasil em uma das provas classificatórias em uma competição que envolveu pilotos de 21 países. Competir com garotos de 14 anos não intimidou o piloto, que conseguiu atrair olhares de grandes investidores, como a Birel.
Mas em 2010 o grande triunfo do atleta foi a conquista do Campeonato Brasileiro de Kart na categoria Mirim. A prova que foi vencida volta por volta. Victor, que chegou a estar em 24º lugar, mostrou determinação, conquistou a liderança da prova e levantou o troféu de campeão. “Esse foi meu maior resultado conquistado até hoje. A experiência internacional que tive foi de grande importância e me ajudou a consolidar meu sonho de ser campeão brasileiro”, disse.
Essas grandes atuações chamaram a atenção da mídia nacional e internacional para o piloto. O jornal espanhol A Marca trouxe uma matéria especial com Victor Uchôa, reconhecendo o jovem como a grande revelação do automobilismo brasileiro. A reportagem, que comparou a determinação de Victor com a de seu ídolo Ayrton Senna, destacou o sonho do piloto de chegar à Formula 1 e apontou todos os títulos acumulados pelo kartista.
No Brasil, Victor Uchôa teve destaque na emissora mais respeitada do país, com uma reportagem gravada pela jornalista Cris Dias para o Esporte Espetacular. "Eu sei que minhas conquistas foram responsáveis pela atenção da imprensa nacional, mas eu espero continuar assim, com muito treinamento e dedicação, para atingir meu objetivo que é me transformar em um grande piloto profissional", disse o garoto que também foi agraciado pela jornalista: "Tão novo e já campeão. O esporte brasileiro precisa de mais garotos como Victor, que se dedicam por um objetivo", disse Cris.
Em 2011, o foco do piloto Victor Uchôa (Unimed Natal/ Minuano/ Faculdade dos Guararapes/ Sacolão/ Livraria Câmara Cascudo/ Ster Bom/ Lápis De Cor/ Casa Norte Atacado/ Hotel Sombra e Água Fresca) será consolidar sua carreira internacional. Com 14 competições já agendadas, disponíveis em seu site, o kartista passará a maior parte da temporada em grandes competições na Europa, competindo no Brasil apenas no Campeonato Brasileiro, onde tentará seu bi-campeonato na disputa, sendo essa na categoria Cadete, que tem a participação de pilotos a partir de 9 anos.
Victor passará pelas maiores competições do mundo como o Campeonato Catalão, Campeonato Espanhol e Copa dos Campeões na Espanha, a WSK Master Series na Itália e a Taça Portugal, na cidade de Portimão. “Esse ano Victor terá esse foco no Internacional tendo em vista a visibilidade de parcerias e patrocinadores que poderão dar maiores incentivos a carreira de Victor”, afirma o pai do piloto, Gláucio Uchôa.
Em janeiro de 2011, começam as aulas na Escola de Pilotagem Victor Uchôa. Garotos a partir dos seis anos de idade, que tenham a autorização dos pais, poderão ingressar no kartismo, amparados por conhecimentos técnicos e instrutores altamente qualificados. Victor acompanhará as aulas de perto, dando dicas e ajudando os pequenos aprendizes.
De acordo com seu empresário internacional, Eric Rodrigues, uma equipe de Formula 1 se interessou pelo piloto e pretende investir em sua profissionalização para se tornar futuro membro da escuderia. A equipe deverá fazer o anúncio e acerto de contrato neste primeiro semestre de 2011. “Isso se deve ao importante amigo que fiz na Espanha, o jornalista Victor Seara, que tem acompanhado minha carreira pessoalmente”, disse Victor Uchôa.
As empresas e pessoas físicas que recolhem imposto de renda poderão ajudar Victor neste ano através do seu projeto de lei federal de incentivo ao esporte, que possibilita a destinação dessa arrecadação para a carreira do piloto. Já os voluntários que quiserem ajudar a carreira de Victor podem fazer doações de qualquer valor através do site www.victoruchoa.com.br. Mais informações sobre a carreira de Victor Uchôa também pode ser adquirida no seu twitter @victoruchoa, que oferece minuto a minuto a cobertura completa das provas que ele participa.
ENTREVISTA COM VICTOR UCHÔA
Seu sonho sempre foi bem determinado: chegar à Formula 1. Como você se sente com esse possível acerto de contrato, sendo um piloto tão jovem e já com grande visibilidade internacional?
Uchôa - Ansioso e determinado. Só em pensar na possibilidade de daqui a alguns anos estar onde sempre sonhei me bate um nervosismo. Determinado eu sempre fui. Essa vontade de chegar à Formula 1 ninguém tira de mim. Vou fazer tudo o que puder e nunca vou desistir.
Como você avalia o ano de 2010?
Uchôa - O melhor de toda a minha carreira. Tive um calendário cheio de competições, importantes vitórias internacionais que me deram reconhecimento e o melhor de tudo: hoje eu sou um campeão brasileiro. Não é todo piloto que tem a oportunidade de correr fora do país e colocar esta experiência em prática nas competições nacionais. Só tenho que agradecer por tudo o que me aconteceu e começar a focar em 2011.
Com muitas viagens e adequações a diferentes fusos-horários, como você consegue conciliar o ritmo da carreira de piloto com os estudos?
Uchôa - Meus pais se preocupam muito com isso e sabem da importância de manter uma boa educação familiar e escolar. Meu pai me acompanha em todas as minhas provas e em casa, minha mãe reorganiza meus horários e chama a atenção para que eu me alimente bem. Na escola, as professoras adéquam as provas ao meu calendário de competições. Conto com a ajuda de muita gente para garantir esse bom resultado nas pistas.