O piloto Victor Uchôa terá novo suporte profissional em seus próximos desafios na Europa. O kartista potiguar será acompanhado do preparador paulista Dudu Tchê, que é filho de Tchê, profissional responsável por preparar os motores de Ayrton Senna e Rubens Barrichello.
Dudu está a 20 anos se dedicando ao mundo do kart, assim como seus outros dois irmãos. Segundo ele, a sua carreira, no entanto, é um pouco diferente. Enquanto os seus irmãos se dedicam a preparação de motores, Dudu Tchê se identifica com a preparação dos chassis.
“Eu vejo que um preparador não pode apenas preparar um motor e colocar o piloto para andar. Cada detalhe do kart é importante e pode ser decisivo na pista e é justamente nisso que procuro me especializar”, declarou Dudu Tchê, lembrando que o seu pai priorizava a preparação dos motores, mas também trabalhava nos chassis.
Victor mostra uma felicidade enorme com a confirmação dessa parceria, por saber que terá a oportunidade de ter um acompanhamento altamente detalhado nas provas internacionais e espera crescer cada vez mais no kartismo.
“Essa parceria vai ser excepcional, com certeza. O conhecimento de Dudu é muito grande e ele vai me ajudar a conseguir os melhores resultados possíveis”, declarou Victor Uchôa, ressaltando também a importância de ter o apoio dos seus patrocinadores Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Unimed Natal, Faculdade dos Guararapes, Hotel Sombra e Água Fresca, Ster Bom, Livraria Câmara Cascudo, Escola Lápis de Cor e Banco do Nordeste.
Essa é a 14ª corrida de Victor Uchôa na Europa, sendo a primeira que ele contará com um coach. O piloto e sua equipe sabem a importância de ter um acompanhamento como esse. O coach é uma preocupação fundamental de todos os pilotos. Tanto é que o bicampeão mundial Mika Hakkinen optou por manter o mesmo profissional que o preparou. Além disso, o brasileiro Giuliano Raucci faz questão de ter o acompanhamento do excelente Renato Russo em cada prova.
“Todos esses pilotos que estão se tornando referência no kart se preocupam muito com o trabalho do preparador. Vejo que esse é esse o caminho, para conseguirmos o grande objetivo de Victor, que é a classificação para a final de uma etapa do WSK Master Series”, declarou o pai e empresário do piloto, Gláucio Uchôa.
O próximo desafio de Victor Uchôa será justamente na Itália. No próximo dia 12 de setembro, o kartista viaja para a 5ª etapa do WSK Master Series. “Vai ser como se fosse uma estreia, por ele saber que agora terá um coach. Esse é o primeiro passo de evolução, estamos avaliando outras situações para que Victor evolua. Uma desses pontos é a própria equipe, já que estamos hoje em uma equipe modesta e temos outros convites”, ressaltou Gláucio.
Evolução técnica
O preparador Dudu Tchê observa em Victor Uchôa um potencial muito grande para crescer no mundo do automobilismo. Segundo Dudu Tchê, a equipe do kartista foi muito feliz em decidir a carreira internacional como foco do piloto.
“Victor está evoluindo muito mais rápido do que se estivesse competindo no Brasil. O kart na Europa é realmente muito mais forte e, por isso, ele passa a ter experiências que jamais teria aqui”, salientou Dudu Tchê.
Dudu chega a afirmar, inclusive, que o rendimento de Victor Uchôa impressiona até mesmo os especialistas, como ele. “Nossa, é de impressionar a evolução de Victor Uchôa. Já acompanhei algumas corridas dele e posso dizer que ele é um piloto que evoluiu além do esperado desde o início de sua carreira”, comentou.