publicidade
16/11/2011 19:46

Victor Uchôa venceu Taça Portugal e conquistou seu primeiro título internacional

Fonte: Divulgação


Foto: Divulgação

Victor Uchôa


O kartista potiguar Victor Uchôa firmou em definitivo o seu nome no cenário mundial. O piloto de 10 anos conquistou, neste domingo (13), seu primeiro título internacional. O kartista ganhou o troféu da Taça Portugal no kartódromo de Baltar, na Região Metropolitana do Porto.

Victor chegou em Portugal com o pensamento de conquistar um pódio. No entanto, ele foi mostrando, desde os primeiros treinos, que poderia ir mais além, já que liderou os treinos classificatórios.

Nas provas, o kartista mostrou regularidade e tranquilidade. Com isso, conseguiu vencer duas corridas e ficou em terceiro em outra prova, ficando com o título da Taça Portugal no somatório dos pontos.

Apesar de ter mantido uma grande regularidade, o título da Taça Portugal foi bastante complicado, sobretudo na última prova. Largando na pole position, Victor foi logo ultrapassado pelo português Santinho Mendes e permaneceu na segunda colocação por 11 voltas, conseguindo recuperar a primeira colocação somente na última volta. Santinho Mendes ficou em segundo lugar, o também português Pedro Rodrigues foi o terceiro e o espanhol José Alonso ficou na quarta colocação.

Victor mostrou bastante emoção com essa vitória e sabe que esse título consolida em definitivo o seu nome no cenário internacional, sobretudo em Portugal. “Já tinha conquistado algumas provas na Europa e ficado em outras boas colocações em provas internacionais. Mas esse foi o primeiro título de um campeonato no exterior. Estou muito emocionado”, declarou o piloto.

Essa é a 15ª corrida de Victor Uchôa na Europa. No entanto, foi a primeira vez que ele teve a companhia da sua mãe, Gabriella Uchôa, apoio este que foi fundamental para o kartista conquistar o primeiro título internacional.

“Foi fundamental a presença da minha mãe. Ela merece me ver no lugar mais alto do pódio. Dedico esse título a ela”, disse Victor Uchôa, que é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Unimed Natal, Faculdade dos Guararapes, Hotel Sombra e Água Fresca, Ster Bom, Livraria Câmara Cascudo e Escola Lápis de Cor.

O título da Taça Portugal também significa uma grande projeção para o kartista no ano de 2012. Ele definiu que irá correr realmente pela Birel Motorsports no próximo ano, uma vez que foi essa equipe que deu o suporte para o kartista em Portugal. Segundo Paulo Botelho, diretor da Ria Kart, distribuidora da Birel em Portugal e Espanha, esse título também eleva o status de Victor na equipe.

“Ele vai chegar na equipe, em 2012, com outro status. Com certeza, irá receber toda a assistência necessária para conquistar outros títulos internacionais. Essa conquista motiva bastante a Birel Motorsports nesta parceria com o jovem talento do Brasil”, declarou Paulo Botelho.

A conquista em Portugal também faz com que Victor Uchôa passe a ser conhecido como o Príncipe da Chuva. Isso porque foi nessas condições climáticas que o kartista conseguiu diversos feitos em sua curta carreira. Ele já havia conquistado títulos como o vice-campeonato Sul-Americano (Codasur) e excelentes tempos no WSK Master Series, circuito mundial da modalidade.

“Nem todos os pilotos conseguem correr na chuva. Graças a Deus, tenho conseguido manter a regularidade, o que se torna um diferencial quando a pista está molhada”, comentou Victor.

  • 17/11/2011 07:15 Michael

    É isso vitão mostrando o talento dos pilotos brazucas ai no exterior parabéns pela conquista e tenho certeza que esse foi o primeiro de vários que vc vai conquistar