No final do ano de 2012 a Federação Gaucha de Automobilismo deu um passo à frente, criando uma nova categoria – a Fórmula Júnior –, que teria como principal objetivo oferecer o máximo de aprendizado a pilotos com idade entre 14 e 18 anos.
No próximo domingo (24), o gaúcho Victor Hugo Matzenbacker (Museu do Automobilismo Brasileiro | Latina Combustíveis | HALM Informática | La Machine Concessionária Peugeot), kartista desde os 8 anos de idade, contará com o incentivo de seus amigos e o apoio fundamental de seus patrocinadores em sua estreia da Fórmula Júnior no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS). E se mostra confiante e focado em poder realizar uma ótima temporada.
“Estou muito feliz por poder participar desse campeonato e dar este passo importante em minha carreira. Agradeço aos meus patrocinadores pela confiança e apoio e a minha incansável equipe MC Tubarão, que vem trabalhando minuciosamente no acerto do chassis. E também a minha família, que faz um grande esforço fora das pistas para que eu possa dar o melhor de mim lá dentro”, afirma o piloto, radiante com a estreia em autódromos.
Para André Matzenbacker, a Fórmula Júnior é uma categoria que chegou para ficar. “Ela promete ser uma grande inovação no automobilismo brasileiro, pois é pensada e executada por pessoas sérias e comprometidas com os pilotos, pais, preparadores e equipes. Foram meses de muito trabalho e a organização conseguiu fechar um ótimo grid, com pilotos vindos de diversos estados”, aponta André. “A transparência e a seriedade das pessoas envolvidas nos entusiasma e nos faz acreditar que já valeu a pena. Será um campeonato longo e o objetivo logicamente é buscar a vitória, já que todas as etapas serão disputadas aqui em nosso Estado. Contamos com a presença de todos os amigos do Victor Hugo que se puderem fazer presentes nesta 1ª etapa em Tarumã”, agradece e convida.
Victor Hugo Matzenbacker (Museu do Automobilismo Brasileiro | Latina Combustíveis | HALM Informática | La Machine Concessionária Peugeot) fez ótimo treino preparatório em Guaporé em fevereiro, o último permitido. E os resultados criaram uma expectativa extremamente positiva na equipe MC Tubarão e na família Matzenbacker.
Paulo Trevisan, ex-piloto e idealizador do Museu do Automobilismo Brasileiro, que acompanhou de perto os treinos de Victor Hugo, fez uma avaliação geral da nova categoria. “Tínhamos um vazio, que era a falta de uma categoria barata, que fizesse a passagem do kartista para o automobilismo de uma forma profissional. Acho fantástica a rápida adaptação que estes pilotos vêm mostrando aqui”, apontou Trevisan. “E acredito que o Victor Hugo será um dos destaques da categoria”, aposta.
Nos boxes da MC Tubarão esteve também presente César Lopes, da MECLO Ferramentas e Centro Técnico, representante da Tramontina na região de Passo Fundo, onde reside Victor Hugo Matzenbacker. Incentivador do piloto e da categoria, Lopes sorteará entre as equipes um carrinho oferecido pela Tramontina, contendo 115 ferramentas profissionais.