Após vários anos sem sediar uma competição oficial, o Kartódromo Arena Sapiens, na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, recebeu pilotos de praticamente todos os países do continente para as disputas do Campeonato Sul-Americano de Rotax. A competição, disputada entre os dias 30 de junho e 5 de julho e específica para as categorias que utilizam os motores da marca, foi muito concorrida em número de pilotos e qualidade das disputas.
No decorrer de toda a competição os karts Bravar, da Birel Sudam, se mostraram bastante competitivos, demonstrando sua força internacional. Os pilotos equipados com os chassis vermelhos, até mesmo de outras nacionalidades, registraram bons tempos nos treinos livres, estando sempre no top 5 de suas categorias. No sábado, dia 4 de Julho, foi realizado o treino classificatório e três baterias classificatórias - que definiram o grid de largada da Pré-Final. O domingo, dia 5, foi reservado somente para as baterias Pré-Final e Final.
Na Micro MAX, o piloto colombiano Diego Contecha abriu a sessão de pódios para os pilotos Bravar. O piloto encerrou a bateria Final com o vice-campeonato após boa largada. Ele ficou todo o tempo na disputa direta pela liderança, mas cruzou a linha de chegada em segundo, colado no líder.
Na Mini MAX a Bravar dominou o pódio. Representada por seis pilotos - Leonardo Reis, Thomas Kuehne, Enrico De Lucca, Gabriel Bortoleto, Fernando Barrichello e Leonardo Cerise, estes se revezaram na liderança. Bortoleto venceu duas das três classificatórias. Na Pré-Final Leonardo Reis foi o vencedor, fato que foi repetido na final. O pódio foi completado com Thomas Kuehne em segundo, Gabriel Bortoleto em terceiro, Enrico Delucca em quarto e Fernando Barrichello em sexto.
Pela Junior MAX, muitos foram os competidores com chassis Bravar, entre os quais mais se destacaram Caio Collet, Marcel Coletta, Rafael Reis, e os irmãos Christian e Nicolas Fliter. Marcel começou na frente registrando a pole, seguido de perto por Caio e Christian, que fizeram o segundo e terceiro tempos respectivamente. Nas classificatórias Caio conseguiu duas vitórias e um quinto lugar, tendo o direito de largar em primeiro na Pré-Final. Em uma corrida muito disputada, os melhores chassis Bravar na Pré-Final foram os de Christian em terceiro e o de Collet em quarto. Na final, um incidente na largada fez com que o piloto argentino que largava na pole se distanciasse do resto dos pilotos, não mais permitindo aos concorrentes que o alcançassem. Marcel Coletta chegou em segundo, Collet em terceiro e Rafael Reis em quinto, após grande recuperação.
Na MAX Masters os representantes da marca foram o experiente piloto Onassis de Souza, André Guidalli e Bruno Moraes, esperança na categoria para o título. Guidalli foi ao pódio em terceiro, fazendo uma grande corrida de recuperação, mas Onassis e Moraes não conseguiram se livrar dos acidentes da largada.
Luca Travaglini fez um grande trabalho na categoria Rotax Max ao registrar a pole-position da sua classe e o Vice Campeonato. Tanto nas baterias classificatórias como nas finais, ele esteve bastante competitivo. Pedro Sanchez, outro piloto com equipamento Bravar, quando conseguia escapar dos incidentes das provas, esteve sempre rápido.
Pela divisão DD2 Masters, o colombiano Camilo Matiz teve problemas com o motor na classificação e nas três provas classificatórias. Na Pré-Final, em grande prova de recuperação, Camilo mostrou garra e determinação para escalar o pelotão e receber a bandeirada no oitavo lugar. Na final, após partir da quarta fila, o piloto estava em quarto quando um problema nos freios de seu kart o fez perder rendimento, recebendo a bandeirada final na sexta posição. A marca ainda contou com a experiência de Luiz de Sousa, estreante na categoria e Carlo Collet, multi campeão de rally na categoria de quadriciclos.
Encerrando as competições, a categoria DD2 trouxe como destaques o suíço Kevin Lüdi, vencedor de provas no campeonato europeu, e Yuri Alves. Kevin sofreu muito com o baixo rendimento do motor e encerrou o campeonato no sexto lugar. Yuri, por sua vez, foi muito rápido durante os treinos e registrou a terceira marca na tomada de tempos. Nas classificatórias venceu duas das três baterias e, na Pré-Final, venceu de ponta a ponta. Na última e decisiva corrida, porém, ele sofreu um toque e foi tirado da pista. Com muita determinação, o piloto voltou para o traçado e mesmo sem chances de lutar pelo título, fez bela corrida de recuperação e cruzou a linha de chegada na nona posição.
"Foi uma competição de muito trabalho e bastante gratificante para nós. Nossos karts estiveram rápidos, competitivos e mostraram grande grau de confiabilidade diante das principais concorrentes mundiais. Estivemos próximos de alguns títulos, mas temos a certeza de que os clientes ficaram satisfeitos com os nossos equipamentos. Além disso, esta grande prova foi como nosso último laboratório antes do Campeonato Brasileiro. Nos próximos 15 dias, no Velopark, vamos trabalhar incansavelmente para buscar os títulos do principal evento do país", comentou Onassis de Souza, diretor geral da Birel Sudam Bravar.