Marcado pelo tempo chuvoso, entre os dias 28 de maio e 1º de
junho, o Kartódromo Velopark foi palco do Campeonato Sul-Americano, certame que
reuniu 119 kartistas de oito países do cone sul do continente americano. A fase
decisiva deu-se no sábado (1º), já com melhora das condições climáticas, que
emolduraram as corridas Pré-Final e Final das quatro categorias em disputa, a
Cadete, Codasur Junior, Sênior e a classe principal, a Codasur. E em todas as
classes os produtos italianos do OTK Group foram destaque, tanto pelo bom
desempenho, quanto pela quantidade na pista.
A corrida Final da categoria Codasur foi eletrizante, tendo
como um dos protagonistas o tricampeão sul-americano André Nicastro, que
esbanjou arrojo e técnica em seu Tony Kart na disputa pela vitória e o
consequente título de campeão. Foram 18 voltas em fortíssimo ritmo e no limite
máximo dos equipamentos e da pista gaúcha, com os dois líderes revezando a
dianteira da corrida por mais de cinco oportunidades. Na bandeira quadriculada,
Nicastro divisou a linha final na segunda colocação, para conquistar o título
de vice-campeão sul-americano a ínfimos 0.065s do vencedor. Também foi de André
Nicastro a volta mais rápida da corrida, com a marca de 58.089 registrada na
12ª volta.
O brasileiro Enrico De Lucca chegou logo em seguida com seu Tony
Kart, para garantir a terceira colocação final e uma “vaga” na boleia da
caminhonete que levou o trio de vencedores para a saudação do público presente.
O argentino Jorge Barrio (Exprit Kart) completou, na sequência, sua
participação, conquistando a P4 da Codasur e garantindo para o Grupo OTK a maioria
do pódio da categoria rainha do kartismo sul-americano, com três pilotos
laureados entre os cinco melhores da Codasur. Para ser mais exato, 62% do pódio
fez sua conquista com um kart do OTK Kart Goup.
Mais ainda, dentre o “top ten' da Codasur chegaram o Exprit
Kart do argentino Isidoro Vezzaro e o Tony Kart do brasileiro Gabriel Paturle,
para registrar cinco bólidos OTK entre os dez primeiros, 50% dos melhores karts
da América do Sul.
Já na categoria Codasur Júnior os argentinos Lucas
Bohdanowicz (Kosmic Kart) e Felipe Bernasconi (Kosmic Kart) tiveram grande
participação, com Bohdanowicz completando a prova Final na terceira colocação,
após grande batalha pela P2. Bernasconi chegou em seguida, garantindo a quarta
colocação final e um dos degraus do pódio.
Por seu turno, na categoria Cadete os chassis Tony Kart e
Kosmic da OTK eram maioria dentre os utilizados pelos kartistas argentinos,
terminando com três micromonopostos entre os dez primeiros. Santino Panetta foi
o P6 com seu Kosmic, Ayrton Perez o sétimo colocado final com seu Tony Kart,
mesmo chassi do argentino Lohrmann Bautista, que completou no oitavo posto.
Finalmente, na classe Sênior Matheus Barella, Gustavo
Todescat e o argentino Cristian Saa foram combativos com seus bólidos “made in
Italy”. O Tony Kart de Barella ficou com a quarta colocação final do certame
sul-americano, o argentino Cristian Saa completou na P7 com seu Tony Kart, logo
adiante do Tony Kart de Gustavo Todescat.
Saiba mais sobre o OTK Kart Group – Sediada em
Prevalle, na Lombardia (província da Brescia), o OTK Kart Group é o maior
fabricante mundial de karts, motores e componentes para kart. A excelência na
qualidade de seus produtos aliado ao altíssimo desempenho contumaz dos chassis
e propulsores de Prevalle tem reconhecimento mundial e conquistou profundo
respeito por parte de seus concorrentes.
A Tony Kart é a principal marca do OTK Kart Group. A marca
nasceu nos anos 60 e desenvolveu-se de acordo com a disciplina de competição de
kart, primeiro dentro da Itália e depois em todo o mundo. O maior avanço da
Tony Kart veio nos anos 80, quando, com sua propriedade adquirida pelo Grupo
OTK, foi feita a transição do que era uma pequena empresa de artesanato para
uma verdadeira empresa de fabricação construída especificamente para o mundo do
kart. Isto foi visualmente simbolizado pela introdução da cor verde nos
chassis, cor que ainda hoje caracteriza a marca Tony Kart.
Qualidade e desempenho são, de fato, parceiros em todos os
produtos da Tony Kart, que já renderam dezenas de títulos mundiais de kart e
centenas de títulos internacionais, que forjaram a carreira de pilotos de
renome mundial, como Jan Magnussen (campeão em 1987 e 1989), Jarno Trulli
(1993,1994, 1995) e Sebastian Vettel (Campeão ICA-Junior de 2001).
Além dos pilotos que chegaram na Fórmula 1 alicerçando parte
de suas carreiras nos Tony Kart, os mais renomados kartistas profissionais
conquistaram seu espaço em um Tony Kart, como é o caso do italiano Alessandro
Manetti e seus compatriotas Davide Forè e Marco Ardigò, que arrebataram
individualmente dezenas títulos ao longo de suas carreiras. Também kartistas
brasileiros integram a história de conquistas da Tony Kart. A bordo de um Tony
Kart Gastão Fráguas foi campeão mundial de kart de 1995 na Fórmula A e Ruben
Carrapatoso foi também campeão mundial da Fórmula A em 1998. Sergio Jimenez foi
Campeão Norte-Americano de Formula A, em 1999, com Lucas Di Grassi faturando o
título de Campeão Pan-americano no ano 2000.
Os chassis Kosmic Kart foram lançados em 1996 e chamando
logo a atenção pelo contraste de suas cores, azul e fúcsia. Seu DNA é, também,
de vencedor e dentre os inúmeros títulos conquistados, destacando-se os títulos
de Campeão Mundial CIK-FIA de 2015 – então ainda disputado em categoria única
-, com o polonês Karol Basz e na categoria Junior (OKJ) de 2016, com o francês
Victor Bernier. Em 2018 o checo Patrik Hajek, Campeão Mundial de Kart CIK-FIA
na categoria rainha da classe shifter, a KZ, estava no habitáculo de um Kosmic,
como também estava novamente o francês Victor Bernier, Campeão Mundial da
OK-Junior.
Caçulinha na linha de “telaios” OTK, o Exprit Kart já tem em
seu currículo o título de Campeão Mundial CIK-FIA de 2017 na categoria OKJ, com
o piloto britânico Patterson Dexter, bem como o de Campeão Europeu CIK-FIA do
mesmo ano, com seu compatriota Edgar Johnny, também na OKJ.