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18/02/2019 08:07

Clienti Corse Tony Kart foram protagonistas e conquistaram poles e diversas vitórias na abertura da Copa São Paulo KGV

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo


Foto: Planet Kart Images | Cris Reis

José Raul Girondi


No mundo da velocidade é ponto comum das grandes montadoras a cuidadosa atenção com um setor de suas divisões de corridas, ou os “Racing Teams”, como são conhecidos mundialmente. À falta de um nome melhor convencionou-se chamar o setor de “Clientes”, que, fundamentalmente, é parte essencial da própria razão de existir dos Racing Teams e até mesmo das próprias fabricantes.

E assim é que o mundo da velocidade assimilou como corriqueiro o completo apoio técnico dos fabricantes às equipes independentes, que as tratam com o mesmo desvelo aplicado ao seus próprios Racing Teams oficiais. E exemplo disso não falta, como o famoso “Corse Clienti” da Ferrari que atende tanto equipes do calado da renomada AF Corse nos principais campeonatos de Endurance no planeta – e em provas como 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Daytona, etc. -, quanto coadjuva o fomento do esporte organizando os vários Ferrari Challenge continentais, ou, ainda, os Ferrari Racing Days. Mercedes, Audi, Porsche e outras seguem na mesmíssima linha, como vemos na Porsche Cup aqui no Brasil.

Claro, no mundo dos micromonopostos – o kart – a importância do setor “Clientes” é absoluta, afinal não se fabricam karts para utilização como veículos de rua, mas sim, especificamente, para o mundo das competições.

Por ser um kart importado, o Tony Kart não tem expressa autorização emitida pela CNK, órgão máximo do desporto com micromonopostos no Brasil e departamento da CBA, para participar das competições oficiais no Brasil, excetuadas as das categorias de cunho internacional, nos eventos nacionais, ou nas demais categorias cujo regulamento particular dos certames estaduais ou regionais expressamente o permita.

Tão italianos quanto a Ferrari, os bólidos da Tony Kart disputam na Copa São Paulo KGV nas classes ROK Cup Executive, KZ2 (os Shifter Kart), Rotax Max, Rotax Masters, Rotax Max Junior, Rotax DD2, Rotax DD2 Masters e Sixpeed.

No sábado (9) o Kartódromo Internacional Granja Viana recebeu a etapa de abertura da temporada 2019 da Copa São Paulo KGV. Foi um dia intenso, com mais de duas dezenas de corridas disputadíssimas e repletas de emoção. A totalidade das categorias compete em regime de jornada dupla, com duas corridas para cada classe, que determinam o vencedor da etapa pela soma dos resultados. Claro, nas categorias em que são admitidos, os Clienti Corse da Tony Kart foram protagonistas, conquistando pole positions, melhores voltas de corrida e vitórias avassaladoras.

A ROK Cup Executive é uma das principais categorias do certame regional paulista e também uma das mais tradicionais, já que alia a longeva classe Executive – criada em 1997 na inauguração do Kartódromo Granja Viana – aos motores ROK GP, produzidos pela Vortex, subsidiaria da Tony Kart. Na verdade, a categoria é composta de mais três classes conjuntas, além da ROK propriamente dita. São elas a ROK Executive, a ROK Senior Executive e a ROK Master Executive, que separam os competidores por faixas de idade.

Na classe Geral, o Tony Kart de Andrey Fortes abriu o dia cravando a pole position e vencendo de forma dominadora a primeira bateria. Com os oito primeiros invertendo o grid para a “Race 2”, Andrey Fortes alinhou na P8 e fechou a primeira passagem na nona colocação. A partir de então impôs um forte ritmo e foi galgando posições. Após um bom combate com mais dois competidores, Fortes conseguiu se firmar na segunda colocação, mas com quase dois segundos de desvantagem para o líder isolado da corrida. Pé na tabua e Andrey foi tratando de descontar a diferença de espaço para o líder. Restavam quatro voltas quando o #157 de Fortes aproximou-se do ponteiro e abriu a temporada da caça, buscando a vitória.

Foram, a partir de então, quatro voltas de intenso combate, mas sem que houvesse alteração nas duas posições cimeiras. Com a vitória da primeira bateria e a P2 conquistada na segunda corrida, a vitória da etapa já estava garantida para o piloto da Tony Kart. Todavia, após a conclusão da corrida, os Comissários Desportivos entenderam que o vencedor havia infringido as regras na intensa disputa pela vitória, impondo-lhe como penalização adição ao tempo total de prova, pelo que a vitória acabou conferida ao aguerrido piloto Tony Kart.

Executive “raiz”, já que competidor da categoria desde sua criação em 1997, José Raul Girondi também venceu a etapa, faturando o alto do pódio da ROK Master Executive – para garotos com mais de 55 anos de idade – com seu Tony Kart.  Na classe ROK Senior Executive – para pilotos com idade entre 45 e 54 anos -, o Tony Kart de Cylmar Fortes (pai do vencedor Andrey Fortes) venceu sobejamente a primeira bateria. Na segunda bateria, Cylmar liderava novamente, porém acabou recebendo um “acalorado” toque na traseira de seu kart, que determinou uma forte rodada. Fortes Sr. retornou à corrida, porém longe da disputa pela vitória. Mesmo assim, com a soma dos pontos conquistados, acabou com a terceira posição na etapa.

Na categoria KZ2 Senior – KZ2 é o correto nome adotado pela CIK/FIA para a classe dos karts com marchas, que aqui eram chamados de Shifter Kart, nome “made in USA” -, o Tony Kart de Thiago Lamberti comandou as ações nas duas baterias. De quebra foi o pole position da classe e cravou a volta mais rápida nas duas corridas do dia. Levou a vitória da etapa com direito ao perfeito “hat trick”, que no passado chamavam de “barba, cabelo e bigode”.

Nas classes Rotax com karts para adultos – Rotax Max, Rotax Max Masters, Rotax Max Junior, Rotax DD2 e Rotax DD2 Masters -, únicas do Rotax Max Challenge que admitem os chassis Tony Kart, mais conquistas dignas de comemoração. O Tony Kart de Paulo Coelho conquistou a posição de honra na Rotax Max. Com um segundo e um terceiro posto nas baterias, Coelho garantiu a segunda colocação final na etapa de abertura da Copa São Paulo. Na Rotax DD2, Leonardo Reis foi P2 no grid, nas duas corridas e, claro, na etapa.

E na Rotax Max Junior a suada pole position foi do veloz Lucca Zucchini, com seu Tony Kart. A vitória na primeira bateria ficou com o Tony Kart do mineiro Pedro Sousa. A segunda bateria teve repetição da liderança de Sousa, porém, miseravelmente, o cabo do acelerador de seu kart quebrou, quedando seu #23 inerte, a apenas três voltas para a “checkered flag”. Zucchini, o pole position, foi veloz e regular, garantindo a segunda colocação final da etapa, após a soma dos pontos obtidos na rodada.

Aliás, o sexteto do pódio da Rotax Max Junior contou com “maioria absoluta” dos “Clienti Corse” Tony Kart, que ocuparam quatro dos seis degraus.  Lucca Zucchini na P2, Pedro Sousa, apesar da quebra, acabou garantindo a terceira posição na etapa, o Tony Kart #211 de Eduardo Ritzmann ficou com o quarto posto e o gaúcho Arthur Gama o sexto colocado com seu Tony Kart #999. É de se destacar que Gama conquistou a terceira colocação na primeira bateria e seguia bem no início da segunda corrida, mas acabou envolvido em um forte acidente, que determinou a paralização da prova, com apresentação da bandeira vermelha para atendimento médico dos pilotos envolvidos. Mesmo com seu Tony Kart avariado, Gama não se deu por vencido. Voltou para a prova e mesmo uma volta atrás dos demais competidores, não aliviou o pé do acelerador. Fez muitas ultrapassagens – descontando volta – e conseguiu conquistar algumas posições, recebendo a bandeirada final na oitava posição. Na somatória dos pontos obtidos o esforço valeu subir ao pódio na sexta colocação.

A mundialmente reconhecida excelência dos karts Tony Kart, o cuidadoso follow-up da Braskart (representante no Brasil da marca italiana) aos compradores e, ainda, o desvelado empenho no apoio técnico para cada equipe independente que tenha um Tony Kart, é a garantia que todos os Clienti Corse contem sempre com iguais possibilidades de vitória. E é exatamente por esses motivos que inexistem pilotos oficiais de fábrica Tony Kart no Brasil. É a verdadeira democracia, com todos rigorosamente iguais.

A segunda rodada da Copa São Paulo KGV acontece no dia 16 de março, novamente no Kartódromo Granja Viana.

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