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02/04/2014 08:52

Departamento Jurídico da CBA confirma homologação do chassi Praga

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo


Foto: Planet Kart Images

Foi divulgado pela CNK o parecer emitido no último dia 26 de março pelo Departamento Jurídico da Confederação Brasileira de Automobilismo, atendendo formal consulta da Comissão Nacional de Kart sobre a validade da homologação CBA/CNK do chassis Storm Tuono 30, da categoria 125cc, produzido pela empresa italiana Intrepid Kart Technology Slr, adquirida em 2009 pela empresa IPKarting Srl, braço italiano da empresa tcheca Praga, que deu continuidade à produção e comercialização do chassis homologado sob a nova denominação de Praga Dragon.

A consulta foi lastreada na análise de farta documentação apresentada pela empresa Praga Brasil, que demonstra e comprova o aperfeiçoamento da aquisição, no ano de 2009, da empresa Intrepid Kart Technology Slr pela empresa IPKarting Sr, integrante do grupo empresarial Praga Global, que assumiu o ativo e passivo, parque industrial, ferramental, marcas e projetos da empresa adquirida.

O parecer esclarece, em seu corpo, que a incorporação da empresa fabricante de um chassi homologado por outra, operação abrigada como lícita pela legislação tanto italiana como brasileira, que mantém a produção do chassi homologado, sem alterar suas características, não interfere na validade da homologação do produto, sendo indiferente o nome pelo qual o produto venha a ser comercializado.

Assim sendo, cumpre à Comissão Nacional de Kart (CNK) apenas alterar nos registros da entidade máxima do automobilismo nacional a nomenclatura do chassi Intrepid Storm pela marca atualmente comercializada, Praga Dragon.

Dessa forma, com a confirmação da manutenção da validade da homologação, o chassi italiano Praga Dragon, produzido no Brasil pela empresa paulista Praga Brasil, pode agora participar de todos os eventos e competições oficiais da modalidade karting no território nacional.

Confira a reprodução do Parecer do Departamento Juridico da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA):

PARECER
A Comissão Nacional de Kart consulta esta Diretoria Jurídica, indagando se a homologação do Chassis Modelo Storm Tuono 30, da categoria 125cc, da fabricante Intrepid Kart International Srl, anteriormente denominado Intrepid Kart Technology Srl, efetuado pela CBA em 2012, pelo prazo de 6 (seis) anos, permanece válida, tendo em vista a incorporação da fabricante pela empresa IPKarting Srl (Innovative Products for Karting), que passou a comercializar o chassi homologado, informando, a Comissão Nacional de Kart, que não houve alteração do produto.

Cabe e esta Diretoria Jurídica informar à Comissão Nacional de Kart que a incorporação da empresa fabricante de um chassi homologado, por outra, operação abrigada como lícita pela legislação, tanto italiana como brasileira, que mantém a produção do chassi homologado, sem alterar suas características, não interfere na validade da homologação do produto, sendo indiferente o nome pelo qual o produto venha a ser comercializado.

O fundamental, para a validade da homologação, é que não haja alteração do chassi homologado, que deve continuar a ser produzido nos exatos termos da homologação.

Rio de Janeiro, 26 de março de 2014

Felipe Zeraik
Diretor Jurídico

  • 02/04/2014 18:38 Ruben Carrapatoso

    OK. Concordo com a transição, ate acho bem legal, uma mais uma marca de fora.
    Mas lembrando que o modelo homologado foi o Storm Tuono 30. Ou seja o modelo onde possui todos os tubos com medida 30 mm, alem de possuir uma barra móvel no meio do chassi.
    O modelo Praga Dragon possui medidas de 30 e 32mm, sem uma barra no meio. Então diferente do modelo homologado.
    Não tenho nenhuma objeção, ate porque o Nelsão é um colega, mas devemos ser coerentes, senão vira bagunça, deve-se correr com o modelo exatamente como esta na ficha de homologação. Quer colocar "Praga" no "Storm", esta tudo Ok, mas deve ter as medidas do Storm, caso contrario vira festa do caqui.
    Espero meu comentario ter sido bastante esclarecedor.
    Muito Obrigado
    Ruben Carrapatoso

  • 03/04/2014 11:16 Flavio

    Alguém poderia me esclarecer uma dúvida ? Já que não é mais necessário que os chassis sejam soldados no Brasil, quais são então os requisitos para "homologação CBA" ? O Praga, CRG e ART, nenhum deles tem o quadro feito no Brasil, correto ?

  • 04/04/2014 16:27 Ruben Carrapatoso

    Olá Flavio,
    A ART Grand Prix possui sim fabrica no brasil, no Rio de Janeiro na Av Brasil, se vc quiser pode nos visitar para ver como é feito o chassis.

    Se quiser mais informações, entrar em contato pelo email: comercial@artgp .com.br
    Ja as outras eu nao posso comentar, pois nao sei.
    Muito Obrigar
    Ruben Carrapatoso