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24/06/2010 13:33

Espessura dos tubos dos chassis gerará ajuste no regulamento - ATUALIZADA ÀS 15:46hs

Fonte: Portal Kart Gaúcho/Kart Motor - Erno Drehmer, de Sapucaia do Sul (RS)


O site Allkart.net divulgou ontem uma entrevista com Felipe Giaffone, membro da CNK, na 5ª etapa da Granja Viana e nela o assunto são os tubos utilizados para a construção dos chassis e uma vistoria realizada na prova. Ou, mais especificamente, a espessura dos tubos.

Segundo o regulamento, a espessura destes tubos terá que ser de exatos 2 milímetros. E na vistoria técnica realizada na Granja no último sábado nos chassis das categorias Mirim e Cadete, das marcas Birel, Mini e Techspeed, apareceram diferenças de décimos de milímetros. E nesta medida oficial não existe tolerância, nem para mais nem para menos.

Conversamos agora a pouco com Rubens Gatti, presidente da CNK, que nos contou a medida que será tomada quanto a isto, já que estamos a pouco mais de 15 dias da 1ª fase do Brasileiro. “Os fabricantes de chassi encaminharão à CNK um documento, justificando a espessura errada em função da variação nos tubos recebidos de seus fornecedores”, explica Gatti. “A CNK receberá este documento e o analisará. Deveremos usar o bom senso, já que estamos sobre o Brasileiro, e a tendência é aceitarmos as explicações”, completa o dirigente.

Caso não acontecesse – ou aconteça – este acordo e esta aceitação das explicações, o Brasileiro ficaria terrivelmente ameaçado, pois os chassis estão em desacordo com o regulamento, ainda que sem culpa das fábricas. E isto gera desclassificações. E daí para frente basta apenas um pequeno exercício de imaginação.

“O objetivo do CNK não é prejudicar ninguém. Estes tubos, para virem com medida exata, só se fossem trefilados, o que não é caso”, diz Gatti, baseado em informações que vem colhendo no setor, ainda nada oficiais. “Depois do Brasileiro o caminho deverá ser alterar as fichas de homologação, atribuindo-lhes uma medida de tolerância”, finaliza.

Segundo Felipe Giaffone, em sua entrevista ao AllKart, os chassis da Mini estão um pouco acima da medida exigida, enquanto que os Birel e Techspeed estão abaixo. Porém, todos estão em desacordo com o regulamento, já que tanto acima, quanto abaixo, não existe tolerância.

  • 24/06/2010 20:15 Marcos Peli

    Pobre Gatti , foi pego de surpresa e não sabia o que dizer !!!
    Medida "EXATA" não existe ,... é utópico ,.. nem trefilando !!!
    Fico aqui adimirado em ler tamanha tolice , e descobrir o que é ainda pior, ... o possível engajo da confederação em querer reinventar as Normas técnicas de fabricação de Tubos ,.. agora DENTRO do RNK.
    Já existem uma infinidade de normas técnicas conforme a utilização e composição dos Tubos.
    NBR 6591 , ASTM A-214 , DIM 1615 , ASTM A-513 , só para citar algumas.
    Basta "apenas" especificar o Diâmetro externo OU interno (quando muito , se assim o quizerem em prol de uma homogenização dos projetos) e a Norma em qual se enquadram a composição e a utilização dos tubos para a fabricação de KARTs , no Máximo TRANSCREVER da norma a parte que trata do assunto TOLERÂNCIAS DE FABRICAÇÃO. alertando os fabricantes de KARTs que os mesmos devem ser fabricados com tubos em conformidade com as Normas Técnicas.
    Fichas de homologação não podem exigir tolerâncias inatingíveis , nem tão pouco se sobrepor a Normas técnicas Vigentes.
    Preocupações totalmente desnecessárias !!
    Resta claro que:
    Ou existe uma grande ingenuidade e desconhecimento técnico por parte da CBA (o que não acredito)
    Ou algumas pessoas desavisadas estão querendo desnecessáriamente fazer "barulho" , e no vácuo , vender notícia.

  • 24/06/2010 21:07 John Walker

    Regulamento é para ser seguido. Isso é o correto. Então alguem me diz onde localizar as homologações na CBA? As datas de validades de tais Homologações? Se for para deixar tudo certo que seja antes do Brasileiro pois tem muito mais a ser visto,mas muito mesmo!Depois do Brasileiro já era!

  • 24/06/2010 21:42 Paulo André Pereira

    Estranho, ao ler o comentário do amigo Marcos Peli me pareceram palavras de um certo "assessor de imprensa"... "EM QUAL", "RESTA CLARO", acusar alguém de "VENDER NOTÍCIA", já vi isso em alguns releases.... não são palavras que estou acostumado a ouvir do amigo Marcos Peli, o Massa... Massa, acho que usaram seu endereço de e-mail para postar comentários que não teriam coragem de postar com o nome verdadeiro... heheehe,....ô falta de coragem, mas esse cara é sempre assim, esse "assessor de imprensa"....ao vivo ele não fala nada e ainda passa o dia adulando... por trás, nossa, cuidado!!! O povo da Granja conhece ele bem...

  • 24/06/2010 22:49 Fernando

    sr gati ta na hora de pedir demissao do cargo pois estamos cansado de de tanta ignorancia pois o sr nao sabe nada de kart e o sr quer ensina os fabricante, se toca, pois a unica pessoa que entende do assunto e o FELIPE GIAFONE,que organiza um dos melhores campeonatos do brasil para de fazer besteira e pede pra sair por favor antes que o kartismo vai a falencia, que esta perto disso,os kartstas nao aguentao mais isso e tempo de mudar,e lembrando a melhor categoria DO KARTISMO nao havera brasileiro q e a SHIFITER KART e uma pena ou sera q da tempo ainda, pense nisso SR PRESIDENTE....

  • 25/06/2010 19:02 Marcos Peli

    Olá Paulo
    O Comentário é meu mesmo !!! , esta e minha opinião sobre o assunto.
    Como disse antes , (na minha opinião) não vejo grandes ameaças ao brasileiro ou a qualquer competição de kart pela falta de tolerâncias na espessura dos tubos utilizados na fabricação de karts , pois a referida tolerância não deveria ser competência de regulamentos ou fichas de homologação , e sim de NORMAS TÉCINCAS para fabricação de tubos.
    Pior do que não discriminar tolerância de espessura do tubo no RNK , seria especificar uma tolerância inatingível em função do processo produtivo dos mesmos , e para isso ... já existem NORMAS , não é necessário nem prudente exigir algo diferente ou recriá-las de forma particular , até mesmo pq. não teriam valor. Basta usá-las
    É isto que fundamenta minha opinião ! , cada macaco no seu galho !!! , e para o ocorrido , convenhamos,.. pareceu existir uma ênfase totalmente desnecessária
    Os Comentários postados no Kart Gaucho exigem confirmação de autenticidade por link enviado para o email do autor do comentário , portanto ninguém poderia estar usando o meu email para postar comentários , pois SEM O QUAL (...rs) , não seria possível confirmar a postagem .
    Aproveito para perguntar de onde é que conheço o amigo ???
    Allkart , Kart Gaucho , Planet Kart , etc.. (um deles é inclusive deste assessor que vc.cita e nos sugere preocupação) são excelentes canais de notícias e divulgação (quando posso leio todos e mais alguns) , mas acredito que devemos poder expressar nossas opiniões livres de qualquer interesse , amizade ou desavença.

    Abs.
    Marcos

  • 26/06/2010 21:28 Oracel A Maciel De Oliveira

    Olá pessoal, nada pessoal(rs)...mas sobre a espessura dos tubos dos Chassi de Kart, é evidente que os Fabricantes DEVEM construí-los com tubos adquiridos de fornecedores com procedencia e, é CLARO que tais fabricantes de chassi (mini, birel, etc) por outro lado devem ter seus Engenheiros e Técnicos Mecanicos que conhecem as NBR(s)de forma que, enquanto estas não forem alteradas, no MOMENTO são as que REGEM a fabricação de tubos, e como em qualquer NORMA TÉCNICA sempre existem TÔLERÂNCIAS na fabricação. Portanto creio que NÃO HÁ o que DISCUTIR. Apenas alguns menos informados podem opinar ao contrário. O BRASILEIRO vem aí não é hora de DIVIDIR ou SUBTRAIR e sim SOMAR e MULTIPLICAR. Abç a todos.
    Oracel.

  • 28/06/2010 15:08 Edison Caliman

    Claro que, sempre vai haver criticas, de todas as formas, seja em técnica, e desportiva ( atitudes pessoais), agora o que fica bem claro, é o comentário do Marcos Peli, em todo o seu formato com total clareza, e tambem acho que aos poucos vai ser normalizado os parametros de regulamento, para cada categoria, tem que levar em tese que a nova CNK, está com muito mais trabalho, pois os ajustes vão ser feitos de forma a regularizar os itens em cada categoria quando forem aparecendo os problemas, temos que ajudar e muito os integrantes da nova CNK sim, pois será de igualdade para todos, e para o bem do nosso kartismo.
    Uma questão de mudança não só seria no que se refere as partes técnicas, mas tambem o que se refere organização dos eventos, onde muitos esquecem de falar e avisar os membros da nova CNK, como por exemplo, em Curitiba muitos usando de produtos quimicos nos pneus de chuva, falha da organização, ninguem falou nada, escapamentos dos graduados A usando de Sudan, ninguem falou nada, e muito mais que se ficar falando não vai ter tela de computador que aguenta, então, sabe-se que é assim o esporte, todos buscam o mais rápido, mas vai ter que ter mais seriedade, assim muitos que participam e dentro das regras, não passem por bobos, então esse problema dos tubos e muitos que virão, deveria ser resolvido sim, mas teremos que dar tempo e acreditar na nova CNK, e apoiar quem realmente está fazendo algo pelo kartismo Brasileiro, sempre falo com um membro da CNK, quando estou com dúvidas e sempre sou bem atendido e bem orientado, claro que podendo ajudar todos irão fazer o melhor por isso estão lá, agora reclamar só, não adianta, tem que participar de forma para melhorar o kart no Brasil, se assim é de se pensar, pois muitos dos garotos que hoje estão no kart, pode não ser o piloto que tanto espera ser, mas será com certeza um grande homem no amanhã, com exemplo a ser tirado do esporte que praticou, por isso é muito importante essas modificações nas regras atuais,e assim fazer um kartismo melhor.
    Parabens a todos que mesmo fazendo criticas para melhor, ou apenas criticas por criticar, estão de parabens, pois se levar em conta os erros o acerto é inevitavel, é assim a vida, agora de uma certeza é, quem acredita em futuro melhor, tem atitudes, pois as palavras somente são palavras nada mais que palavras.

  • 28/06/2010 18:57 Marcos Peli

    Exatamente Isso que motivou meu primeiro comentário !!! .. temos hj um kartismo muito mais democrático e participativo graças em parte a Nova CNK.
    Um dos Membros da CNK é justamente o "dono" de um dos maiores se não o maior campeonato regional da América Latina , e que pratica a muito tempo esta postura em seu campeonato.
    Os Campeonatos que mais cresceram são justamente os que permitiram a mais tempo este novo conceito estabelecendo uma politica comercial justa e honesta numa relação de Parceria comercial Fornecedor/Cliente em troca da tradicional ditadura , onde manda quem pode e obedece quem tem juízo.
    Não é justo agora através de Notícias como esta das tolerâncias ter a falsa impressão que todos os que dependem do Kartismo estão dentro de um barco , com o casco rachado e sem capitão ! , pois estão dentro deste barco também os que escrevem a notícia.
    Nada está perfeito ainda , existe muito trabalho a ser feito , muitas críticas ainda virão , mas temos que ser honestos em dizer que o Kartismo tem evoluido substancialmente em quantidade e qualidade , e que polêmicas como estas não contribuem em nada com este já massacrado esporte!
    Abs.
    Marcos