Novidade técnica criada pela Mercedes-AMG que gerou grande
polêmica na Fórmula 1 – já proibida pela FIA para a próxima temporada –, o Dual
Axis Steering (DAS) diminui a convergência das rodas nas retas e torna uniforme
o contato dos pneus com o solo. Assim, o carro ganha velocidade.
E esta novidade parece estar chegando ao nosso segmento, já
que uma empresa australiana criou algo semelhante para o kart, o Dynamic Kart
Steering, que promete proporcionar o mesmo efeito encontrado pelo DAS sem que
sejam necessárias grandes mudanças nos chassis.
Em poucas palavras, o Dynamic Kart Steering – ou DKS – é
colocado na coluna de direção do kart e permite que, empurrando o volante para
a frente, a convergência fique neutra e o kart ganhe velocidade nas retas. Este
é o princípio utilizado nas Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas na
Fórmula 1. E, puxando o volante de volta, as rodas dianteiras retomam sua posição
original, facilitando a condução nas curvas.
O Dynamic Kart Steering, de acordo com informações da
fábrica, é compatível com 95% dos chassis, sendo que para a Parolin foi
desenvolvido outro sistema de fixação. O equipamento custa 485 dólares
australianos – em reais 1.823,00.
Tudo isso, porém, fica um pouco “travado”, já que a CIK/FIA
ou FIA Karting terá que necessariamente se posicionar, autorizando e
homologando ou não o uso do equipamento, já que atualmente não há nada que permita
a alteração da convergência com o kart em movimento.