O kartismo brasileiro passou a contar a partir de ontem com novas opções de equipamento, produzido por algumas das marcas de maior prestígio no esporte em todo o mundo. A CBA homologou, por meio da CNK, vários componentes que poderão ser usados nas competições nacionais a partir desta data.
São motores, carburadores, filtros de ar, flanges, radiadores e escapamentos, desenvolvidos e trazidos ao Brasil pelo hexacampeão brasileiro de kart Sérgio Jimenez, sócio da JB KartBox e da equipe Squadra Kart. "É sem dúvida o início de uma nova fase de desenvolvimento para o kartismo brasileiro. Sempre é bom contar com novidades no mercado, o que aumenta a competitividade e costuma beneficiar a todos, sejam pilotos ou preparadores. Com a chegada das novas peças todos terão opções de qualidade, e as equipes contarão com uma nova gama de material para trabalhar", destaca Jimenez.
Os motores são Italsistem, trazidos da Itália e construídos por Achille Parilla, mago dos motores de kart e chefe da equipe pela qual Ayrton Senna disputou o Campeonato Mundial de Kart em 1980 e 81. Jimenez acompanhou todo o processo de fabricação e desenvolvimento, e testou todos os itens na Itália sob a supervisão de Parilla.
Também da Itália vêm os filtros de ar fabricados pela Righetti Ridolfi, marca conceituadíssima no kartismo europeu e usada no mundo todo. Pela primeira vez, o filtro Righetti Ridolfi foi homologado para uso no Brasil. As flanges foram especialmente fabricadas de acordo com as exigências da CNK/CBA para as categorias de base do kart.
Os carburadores são da marca suíça Ibea, que cedeu à JB KartBox o direito de manufaturar o produto no Brasil e usar a marca, tudo sob a supervisão constante de representantes da fábrica. Todo o procedimento foi acompanhado por Lorenzo Aebi, dono da Ibea. "Trouxemos todo o material para a produção dos carburadores e testamos duas linhas, uma para a categoria Graduados e outra para todas as outras categorias. Outra coisa importante é que testamos tudo isso tanto na Itália como no Brasil. Nesta época, a diferença de temperatura nos dois países é muito grande, e isso nos permitiu confirmar a qualidade dos produtos", ressaltou o piloto e empresário.
Os modelos de escapamento são fruto de uma parceria técnica entre Achille Parilla e Lúcio Pascual, o Tchê, preparador dos karts de Ayrton Senna quando o tricampeão mundial de F1 iniciava sua carreira nas pistas. "Os escapamentos foram feitos em conjunto com o motor para tirar a máxima performance do motor", lembra Sérgio Jimenez.
A comercialização destes itens é feita pela JB Kart Parts/KartBox, que já tem os itens disponíveis pelo site www.kartbox.com, pelo e-mail sac@kartbox.com ou pelo telefone (11) 3742-2643.