A KTT, empresa brasileira e gerenciada por engenheiros e técnicos brasileiros, homologou junto a CBA / CNK seu novo carburador KTT FF – Full Flow, para motores dois tempos de kart de alto desempenho.
O novo carburador tem seu lançamento baseado na experiência de quem projetou, produziu e homologou seu primeiro carburador na homologação de 2009, atingindo aproximadamente 4000 mil unidades fornecidas durante este período a pilotos, preparadores, e lojas especializadas.
A KTT inovou, na homologação passada, o conceito de produto Plug and Play, ou seja, “tira da caixa, instala e anda”. Fruto destes resultados e desempenho em pista, aliado a qualidade do produto, a empresa alcançou a liderança de mercado para este item de forma reconhecida e inquestionável.
Para 2013, a empresa recebeu a homologação da CBA atendendo ao edital de convocação e obedecendo prazos e aos desenhos fornecidos pela entidade para o venturi no sentido de equalizar resultados para os motores a serem homologados para os próximos quatro anos contados a partir deste ano.
O novo carburador tem como principais vantagens competitivas a menor área de resistência da borboleta, que na versão standard e utilizando do aço com espessura de 0.2mm (dois décimos) oferece uma obstrução ou resistência ao fluxo de somente 0.90% da área. Em resumo, o venturi terá 99,10% de área livre de vazão. Somente como referência, a versão KTT da homologação passada tinha 92,72% de área livre.
O “benchmark” foi realizado analisando o mercado mundial, onde o padrão médio de área livre é de mais ou menos 97,70%.
Além deste item, a bomba de gasolina anteriormente importada da Europa, foi desenvolvida no sentido de equalizar vazões internas de combustível utilizando materiais e acabamentos que não ofereçam superfícies suscetíveis ao acúmulo de borras e sujeiras que acabam por alterar a vazão do combustível em seus circuitos.
A empresa adota agora uma coloração bronze, fruto de um novo processo de anodização que melhor protege o alumínio avional utilizado em seu corpo. Melhorias no campo dos acionamentos de cabos, adoção de ajuste de marcha lenta e limitador da abertura da borboleta são itens que não passam despercebidos.
O engenheiro Aloísio Junior, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da KTT, destaca que “a empresa chegou ao estado da arte para o dimensionamento do conjunto venturi /borboleta através de aplicação intensiva de preceitos e técnicas relativas a fluidodinâmica e de um programa de testes e mais testes envolvendo resistência de materiais versus ciclo de vida dos componentes móveis”.
O sucesso desta versão foi imediato. Em menos de quinze dias após a homologação, a empresa já forneceu mais de 150 unidades ao mercado, com resultados de desempenho que variam entre 2 a 4 décimos sobre nossos modelos antigos.
É a indústria brasileira mostrando sua competência e demonstrando que podemos mais. As vendas estão sendo realizadas junto as lojas especializadas, preparadores e/ou junto a KTT através do telefone (11) 4013.9103, com Fernanda Bregagnolo, ou pelo e-mail ktt@kttkart.com.br.