publicidade
23/01/2013 12:00

KTT homologa nova geração de carburadores de alto desempenho e conceito Full Flow

Fonte: KTT



A KTT, empresa brasileira e gerenciada por engenheiros e técnicos brasileiros, homologou junto a CBA / CNK seu novo carburador KTT FF – Full Flow, para motores dois tempos de kart de alto desempenho.

O novo carburador tem seu lançamento baseado na experiência de quem projetou, produziu e homologou seu primeiro carburador na homologação de 2009, atingindo aproximadamente 4000 mil unidades fornecidas durante este período a pilotos, preparadores, e lojas especializadas.

A KTT inovou, na homologação passada, o conceito de produto Plug and Play, ou seja, “tira da caixa, instala e anda”. Fruto destes resultados e desempenho em pista, aliado a qualidade do produto, a empresa alcançou a liderança de mercado para este item de forma reconhecida e inquestionável.

Para 2013, a empresa recebeu a homologação da CBA atendendo ao edital de convocação e obedecendo prazos e aos desenhos fornecidos pela entidade para o venturi  no sentido de equalizar resultados para os motores a serem homologados para os próximos quatro anos contados a partir deste ano.

O novo carburador tem como principais vantagens competitivas a menor área de resistência da borboleta, que na versão standard e utilizando do aço com espessura de 0.2mm (dois décimos) oferece uma obstrução ou resistência ao fluxo de somente 0.90% da área. Em resumo, o venturi terá 99,10% de área livre de vazão. Somente como referência, a versão KTT da homologação passada tinha 92,72% de área livre.

O “benchmark” foi realizado analisando o mercado mundial, onde o padrão médio de área livre é de mais ou menos 97,70%.

Além deste item, a bomba de gasolina anteriormente importada da Europa, foi desenvolvida no sentido de equalizar vazões internas de combustível utilizando materiais e acabamentos que não ofereçam superfícies suscetíveis ao acúmulo de borras e sujeiras que acabam por alterar a vazão do combustível em seus circuitos.

A empresa adota agora uma coloração bronze, fruto de um novo processo de anodização que melhor protege o alumínio avional utilizado em seu corpo. Melhorias no campo dos acionamentos de cabos, adoção de ajuste de marcha lenta e limitador da abertura da borboleta são itens que não passam despercebidos.

O engenheiro Aloísio Junior, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da KTT, destaca que “a empresa chegou ao estado da arte para o dimensionamento do conjunto venturi /borboleta através de aplicação intensiva de preceitos e técnicas relativas a fluidodinâmica e de um programa de testes e mais testes envolvendo resistência de materiais versus ciclo de vida dos componentes móveis”.

O sucesso desta versão foi imediato. Em menos de quinze dias após a homologação, a empresa já forneceu mais de 150 unidades ao mercado, com resultados de desempenho que variam entre 2 a 4 décimos sobre nossos modelos antigos.

É a indústria brasileira mostrando sua competência e demonstrando que podemos mais. As vendas estão sendo realizadas junto as lojas especializadas, preparadores e/ou junto a KTT  através do telefone (11) 4013.9103, com Fernanda Bregagnolo, ou pelo e-mail ktt@kttkart.com.br.

Confira mais fotos.

  • 24/01/2013 23:59 Fabio Franzoni

    Carburador excepcional. Parabens a KTT pelo produto

  • 25/01/2013 17:54 Oscar Alves

    Realmente o carburador é otimo, ja usei e gostei muito
    Parabens a todos da KTT

  • 26/01/2013 23:13 Jefferson Jorge

    Visualmente o carburador é muito bonito. Nao tive oportunidade de ter o carburador em mãos por isto meu comentario vai pelas fotos publicadas. Primeiramente a maior novidade publicada pela fabrica se refere a borboleta que me parece ser uma copia da borboleta dos carburadores IBEA, isto é, totalmente plana e sem o eixo central que tomava espaco na passagem do vento. De resto nao vi nenhuma novidade. Comparando com os carburadores que foram homologados no CIK por fabricantes europeus nao vi nenhu carburador que cheque aos pes daqueles homologados. Nao somente os europeus como a Ibea, Bolex, e Tilotson (para citar os mais importantes)como alguns outros ja estao com novos avanços entre os quais destaco (1) os furos de entrada do combustivel antes do venturi (olhando o carburador pela entrada) estao mais para a frente enquanto o furo depois esta mais para tras. Com isto os carburadores estao menores no comprimento do corpo e a borboleta esta saindo para fora do corpo (considerando que eles usam a palheta maior nos motores KFs a piramide tambem ficou maior e possbilita isto). Mas se olharmos o grande carburador do momento - Bolex - a diferenca de tecnologia é enorme. Simpleste eles criaram um carburador com (digamos) uma segunda bomba lateral que regula a entrada de combustivel da lenta. Como voces devem sabe o furo atras da borboleta existe porque se nao fosse desta forma o motor apagaria nas partes de baixa da pista.] Isto porque nao existe aceleracao no motor quando esta dentro da curva e tampouco a sucçao do motor (que ajuda da entrada do comubstivel). Alem disto o carburador vem com apenas dois furos ao inves dos tres e a regulagem da agulha é secundaria pois os furos contem parafusos allen (tipo aqueles dos eixos) com diferentes furos (menores aos maiores). Portanto,, neste momento achei muita propaganda e pouca novidade. Tambem, a homologaçao dos carburadores no Brasil foi uma vergonha porque o CNK nao cumpriu com os prazos que foram divulgados no inicio do ano postergando decisoes quanto aos dados tecnicos de cada uma das categorias antes do de JUlho (no Brasileiro) como havia sido divulgado. Isto nao eh efetivamente uma novidade porque o CNK 2013 nao foi divulgado em 2012. Na minha opiniao, no Brasil, continuamos como antes, ou seja, muita politica e interesse quando o assunto são os regulamentos dos campeonatos e homologaçoes e em termos tecnicos os fabricantes continuam copiando os europeues (algumas vezes copiando muito mal).

  • 27/01/2013 23:31 A Vargas

    Parabéns a ktt ótimo produto já comprei, testei e certifiquei que e mais rápido que o anterior. Copiando ou não pelo menos copiaram de coisas boas e já que o berço do kartismo e Europa mandou muito bem utilizar como referencia. Provou nas pistas de interlagos. Abs

  • 07/02/2013 21:24 Ary Ferreira

    Nao sou perito em Kart, tao pouco de seus acessorios, porem, garanto ser de satisfacao extrema conhecer o processo de fabricacao e as maquinas de alta tecnologia utilizado para que fosse possivel produzi-lo... Parabens a equipe, e nao cansarei de apreciar as caracteristicas inovadoreas e impreendedoras do time!!! Temos que valorizar o que e feito aqui em nosso pais. "A Vargas" mandou bem em seu comentario Abracos

  • 07/02/2013 22:23 Renato Russo

    Só tenho um comentário a fazer:"A maldita inveja é uma merda"
    Falei!!!